Notícias
IFPE participa da CBA 19 com projetos voltados à adaptação às mudanças climáticas
Duas iniciativas de base comunitária para enfrentar impactos no clima serão apresentadas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) será uma das instituições participantes da 19ª edição da Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA 19), com a apresentação de projetos de base comunitária voltados à adaptação às mudanças climáticas.
Pela primeira vez sediada na América Latina, a CBA 19 acontecerá entre os dias 12 e 15 de maio de 2025, em Recife (PE), a poucos meses da realização da 30ª Conferência das Partes (COP 30). O evento, que reúne organizações da sociedade civil, governos e instituições de ensino de todo o país, é um espaço estratégico para o debate e a apresentação de soluções frente à crise climática que afeta diretamente os territórios brasileiros.
As sessões da CBA 19 vão funcionar a partir de três temas: adaptação liderada localmente, que discutirá como passar dos princípios à prática em larga escala; adaptação de base comunitária, com foco no contexto urbano; e natureza e adaptação, que destaca o conhecimento das práticas locais e indígenas.
A presença do IFPE no evento é fruto de uma articulação do Instituto Internacional para Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) com o Governo do Estado de Pernambuco, reafirmando o compromisso da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Projetos – Entre os projetos aprovados, destaca-se a participação do Campus Pesqueira, que será representado pelo professor Otávio Faustino em um painel de discussão sobre redução do consumo de energia elétrica em comunidades do interior pernambucano. A ação tem como foco principal o uso eficiente de energia e a conscientização ambiental em regiões vulneráveis.
Outro projeto do IFPE que integrará a programação da CBA 19 foi desenvolvido em parceria com organizações do terceiro setor e tem como objetivo o monitoramento da qualidade do ar. Segundo o Professor Heber Silva, membro da equipe, o projeto teve início há dois anos com aprovação em edital da FACEPE, sob a coordenação do professor Anselmo Cesar. “Ele contou com a participação de professores de gestão ambiental, mecânica e refrigeração e eletrônica do campus Recife do IFPE. A iniciativa alia ciência, tecnologia e cidadania, promovendo o engajamento da sociedade na defesa de um ambiente saudável”, pontuou Heber.
Para a articuladora da presença do Instituto na CBA 19, professora Mariana Melo, do Departamento de Relações Internacionais (DRIN), o IFPE já tem uma trajetória marcada nas quesões socioambientais de comunidades em que atua e a inserção nesse evento só irá reafirmar esse papel. “O IFPE é uma instituição que historicamente desenvolve ações junto às comunidades onde os campi estão inseridos. Essa participação do IFPE, não só como ouvinte, mas com dois projetos aprovados em uma conferência dessa magnitude, só reforça o compromisso da nossa instituição com o desenvolvimento de cidades sustentáveis para a população de Pernambuco”, afirmou a docente.
Já a chefe do DRIN, professora Carol Bello, ressaltou que essa articulação reforça a presença da instituição em eventos que proporcionam diálogo de pesquisadores do Instituto com a comunidade global.
Saiba mais sobre a CBA 19, acessando a página oficial do IIED.
Confira abaixo registros dos projetos do IFPE a fazerem parte da CBA19: