Início do conteúdo

IFPE é destaque no ranking nacional de registro de software

Com o resultado, o instituto passa a ocupar a 3ª melhor posição entre os Institutos Federais do país


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) alcançou a 17ª posição no Ranking de Depositantes Residentes de Programas de Computador de 2024, divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O resultado representa um salto significativo em relação ao ano anterior, quando a instituição ocupava a 36ª posição.  Com o resultado, o instituto passa a ocupar a 3ª melhor posição entre os Institutos Federais do país.

O ranking do INPI mapeia os principais agentes que protegem ativos de propriedade intelectual no Brasil, como patentes, marcas e programas de computador. Em 2024, o relatório passou a contabilizar todos os co-titulares de um mesmo depósito. O IFPE destacou-se na categoria de programas de computador, com 38 depósitos.

“Esse resultado comprova a maturidade do IFPE no ecossistema de inovação. Estamos construindo uma cultura robusta de propriedade intelectual, com destaque para softwares aplicados a setores como indústria 4.0 e cidades inteligentes”, afirma Márcio Vilar, Chefe do Departamento de Inovação Tecnológica do IFPE.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Profa. Gabriela Falcão, reitera a relevância do reconhecimento para a consolidação das ações institucionais no âmbito da inovação: “A construção de soluções e de produtos aplicados, que dialogam com necessidades reais, são, organicamente, parte do cotidiano institucional e expertise de nossos(as) servidores(as) nas diferentes áreas de atuação. O avanço no ranking nacional demonstra essa afinidade e a qualidade técnica de nossos profissionais.”

O IFPE mantém uma colaboração estratégica com o Escritório de Difusão Regional do INPI no Nordeste, localizado em Recife/PE, o que viabiliza a promoção de capacitações sobre patentes e direitos autorais.

>> Acesse:

Ranking de Depositantes INPI

Fim do conteúdo