Início do conteúdo

Aproximação do IFPE com as comunidades impulsiona as inscrições do Programa Autonomia e Renda Petrobras

Ampla divulgação e ações de busca ativa tiveram como resultado um total de 11.602 pessoas inscritas no programa, em Pernambuco


O Programa Autonomia e Renda Petrobras segue transformando vidas em Pernambuco. Para o preenchimento das vagas do segundo semestre de 2025, algumas ações de mobilização foram realizadas, com foco na difusão de oportunidades e ampliação do acesso aos cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O resultado impressiona: um total de 11.602 pessoas inscritas, distribuídas entre os campi Igarassu, Ipojuca, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Cabo de Santo Agostinho.

Foram ofertadas 765 vagas, em 13 cursos ligados ao setor de Óleo e Gás: Ajudante de Elétrica; Ajudante de Instrumentação; Ajudante de Mecânico; Ajudante de Tubulações; Almoxarife; Auxiliar de Serviços Diversos; Caldeireiro; Eletricista Industrial; Inspetor de Elétrica; Instrumentista; Mecânico Montador de Máquinas; Montador de Andaime; e Soldador. Além da formação, os estudantes receberão uma bolsa mensal de R$ 660,00, valor que pode chegar a R$ 858,00 no caso de mulheres com filhos de até 12 anos incompletos.

As vagas são destinadas a grupos populacionais em condição de vulnerabilidade socioeconômica, mulheres, pessoas trans, indígenas e quilombolas, refugiados, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas de baixa renda e que residam no entorno de instalações da Petrobras.
Aproximação com as comunidades

Além da ampla divulgação na imprensa e redes sociais, a presença em comunidades para esclarecimento sobre os cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras está entre as estratégias de aproximação com seu público-alvo. Ações de busca ativa levaram o Programa a escolas públicas, comunidades urbanas e rurais. Foi possível estabelecer parcerias com lideranças comunitárias e marcar presença em eventos promovidos pelo poder público.

Entre os destaques, está a participação no evento “Simbora Ipojuca”, promovido pela Prefeitura, no final de maio. Na ocasião, ex-alunos do Programa deram depoimentos sobre a transformação que a educação fez em suas trajetórias. “Tive a oportunidade de me formar pelo Autonomia e Renda e participar de um evento da prefeitura levando a informação sobre a abertura de novas vagas. Assim, outras pessoas também poderão transformar suas vidas. Isso foi bem significativo para mim”, afirmou com emoção a pintora industrial, formada no IFPE Ipojuca, Silmara de Araújo Santos.

O coordenador do Programa no Campus Ipojuca, Robson Oliveira, e o professor Cássio Cleones, também marcaram presença no evento, que aproximou ainda mais a população ipojucana das oportunidades oferecidas.

Inscrições in loco

Outra importante iniciativa foi a realização de inscrições presenciais diretamente nas comunidades, alcançando pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que ainda desconheciam a iniciativa. Confira um pouco sobre as ações em Pernambuco:

Cozinha Comunitária Vila do Aeroporto (Caruaru)

Em Caruaru, escolas públicas, unidades básicas de saúde e a Cozinha Comunitária Vila do Aeroporto receberam representantes do Programa Autonomia e Renda Petrobras. Além da divulgação, moradores da comunidade Vila do Aeroporto puderam realizar suas inscrições com o suporte da equipe, no dia 31 de maio.

Escola Municipal Amparo Padre Cavalcanti (Cabo de Santo Agostinho)

Os residentes da zona rural do Cabo de Santo Agostinho receberam o suporte da equipe local para a realização das inscrições na Escola Municipal Amparo Padre Cavalcanti. A instituição já desenvolve atividades em parceria com IFPE, na execução de outros programas, e abriu as portas para orientar e inscrever, no dia 2 de junho, a comunidade Engenho Castelo.

Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores do Engenho Tabatinga II (Ipojuca)

A comunidade do Engenho Tabatinga II, em Ipojuca, recebeu a equipe do Programa Autonomia e Renda Petrobras, dia 3 de junho, em ação de mobilização e inscrições, realizada na Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores do Engenho Tabatinga II.

Inscrições presenciais na Comunidade Arraes (Recife)

A periferia da cidade do Recife também foi contemplada com mutirão de inscrições presenciais. A Comunidade Arraes, localizada no bairro da Várzea, recebeu a equipe local do programa, no dia 6 de junho, na sede de sua associação de moradores. Na ocasião, os representantes do Programa conversaram com pessoas interessadas em saber mais sobre as qualificações profissionais oferecidas, o processo de inscrições e de seleção de estudantes.

Essas atividades foram planejadas com o apoio de lideranças locais e equipes dos campi envolvidos, garantindo uma escuta ativa das demandas da população e a superação de barreiras de acesso.

Números expressivos por campus

O resultado das ações de busca ativa e da divulgação em múltiplos canais foi a marca de 11.602 inscritos, com a seguinte distribuição por campus:

IFPE Recife: 3.482 inscritos.
IFPE Cabo de Santo Agostinho: 2.932 inscritos.
IFPE Ipojuca: 2.102 inscritos.
IFPE Jaboatão dos Guararapes: 1.092 inscritos.
IFPE Igarassu: 1.032 inscritos.
IFPE Caruaru: 962 inscritos.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho. Lançado em junho de 2024, é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi.

Fim do conteúdo