Início do conteúdo

Livro apresenta diálogos entre Assistência Estudantil e núcleos institucionais no IFPE

Obra foi publicada pela editora do IFPB, em parceria com a Editora IFPE


Se você é estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), certamente já conhece ações desenvolvidas pelos núcleos institucionais (como NAPNE, NEGED, NEABI), e muito provavelmente você já foi impactado positivamente pela política de Assistência Estudantil da instituição. Mas você já parou para pensar nas relações que existem entre essas áreas? Essa discussão é a proposta do livro “Assistência Estudantil e suas Interfaces com Núcleos Institucionais”, publicado neste mês pela Editora IFPB, em parceria com a Editora IFPE.

O livro reúne artigos escritos por docentes, técnicos administrativos, estudantes do IFPE e foi organizado pelo professor Lucas Dantas, que foi diretor de Assistência ao Estudante do IFPE entre 2017 e 2021 e atualmente é diretor-geral do Campus Vitória de Santo Antão. A obra pode ser baixada gratuitamente no link: http://editora.ifpb.edu.br/ifpb/catalog/book/487 .

A ideia
A proposta do livro Assistência Estudantil e suas Interfaces com Núcleos Institucionais é construir referências teóricas para um trabalho que já é bastante conhecido pela comunidade acadêmica. “A ideia foi ter um registro do nosso fazer no sentido epistemológico. Muito se sabe sobre a Assistência Estudantil, mas na prática, no dia a dia, nas questões pragmáticas. A gente precisava registrar isso no ponto de vista do conhecimento”, disse o professor Lucas Dantas.

“Sempre que nós precisávamos justificar um projeto, percebíamos que faltavam referências, do ponto de vista de obras, de artigos, então o livro traz essa contribuição”, explicou o docente. “E os membros da Assistência já defenderam teses, dissertações, então, a gente precisava fazer uma obra do IFPE para ele mesmo e de alguma forma contribuir para a discussão sobre a Assistência Estudantil na Rede”, completou.

Construção coletiva
A obra começou a ser gestada em 2020, e foi construída a muitas mãos, até ser publicada no início de junho deste ano. “Este livro foi todo pensado para ser construído por membros do Instituto, todas as pessoas que atuaram na escrita dos capítulos, prefácio, posfácio, diagramação, fotografia da capa, revisão dos textos, são do IFPE, de vários campi. Nós também tivemos participação de estudantes, então, de algum modo, tudo foi feito pelo IFPE”, disse Lucas Dantas.

O que os leitores e as leitoras vão encontrar na obra
De acordo com o organizador, as leitoras e os leitores vão perceber, através da obra, as aproximações existentes entre a Assistência Estudantil e os núcleos, que muitas vezes não são tão evidentes. “Existem muitas interfaces, existe um diálogo que muitas vezes, não é percebido mas ele acontece entre os estudantes, entre a Assistência Estudantil e os próprios núcleos. O livro enfatiza isso, deixa isso mais explícito, e ao mesmo tempo é uma forma de a gente comemorar e vivenciar a gestação desse processo”, concluiu.

Segundo volume
Além desta obra, as editoras do IFPE e do IFPB já trabalham na edição do segundo volume.

 

Fim do conteúdo