Notícias
Programa de Educação Financeira promove mudanças na qualidade de vida de servidores
Iniciativa orienta de forma personalizada uma nova relação com o dinheiro, organização pessoal e fortalecimento de comportamentos financeiros saudáveis
O IFPE, através do Departamento de Desenvolvimento e Atenção à Saúde (DDS), setor ligado à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGPE), vem promovendo um programa que estimula servidores da instituição a construir uma vida financeira mais tranquila, com respeito às suas emoções, história e realidade.
Trata-se do Programa de Educação Financeira do IFPE voltado a servidores de toda instituição. A iniciativa, que teve início no mês de maio com quatro encontros individualizados de forma remota e também realizou um encontro bônus coletivo em junho, está de volta neste mês de julho, com a oferta de mais três encontros remotos, tendo como público-alvo servidores que já haviam se inscrito na primeira chamada.
O objetivo principal do Programa é orientar de forma personalizada os servidores para terem uma nova relação com o dinheiro, baseada na organização pessoal e no fortalecimento de comportamentos financeiros saudáveis e conscientes para equilibrar as finanças, eliminar dívidas, viver com mais leveza, fazer o dinheiro sobrar e ainda ter a possibilidade de investir na realização de sonhos.
Chamadas – Em seu lançamento, a iniciativa contou com atendimento individual para dez servidores, dos campi Belo Jardim, Garanhuns, Barreiros e Reitoria. As etapas individualizadas estão sendo conduzidas pela facilitadora Keyla Batista. Já o encontro coletivo intitulado “Viagem dos sonhos: como explorar o mundo com milhas”, pelo facilitador Carlos Henrique Praeiro. Esse encontro contou com a presença de 55 servidores de todos os campi e Reitoria.
Já a segunda chamada, que foi iniciada na última terça-feira (08/07), envolve a participação de 15 servidores, sendo eles dos campi Recife, Paulista, Olinda, Caruaru, Barreiros, Reitoria, Afogados da Ingazeira, Igarassu e Garanhuns.
“Percebemos que o atendimento individualizado para servidores e servidoras e a temática abordada foram fatores que contribuíram para a grande procura do Programa, que vem materializar os cuidados com as necessidades integrais do servidor para lidar com as instabilidades econômicas, adotando estratégias e ferramentas que o auxiliem a melhor gerenciar seus recursos financeiros”, avalia Willyanne Freire, chefe do DDS.
Transformação de vidas – A facilitadora Keyla Batista explica que a ideia do programa é antiga, nasceu desde o momento em que ela começou a trabalhar com atividades financeiras da Folha de Pagamento dos servidores do IFPE, no final de 2017, mas que começou a se concretizar a partir de uma conversa informal, no começo desse ano, e hoje transforma a vida dela e a de outros servidores. “Não sabia que iria impactar a vida dos servidores, mas sei que impactou a minha. Aquela velha frase que diz: ‘quem doa é quem ganha e isso é pura verdade’. Doar tempo, diálogos, leituras e estudos, experiências e práticas sobre educação financeira. Só pela escuta de cada história e confiança que me foi dada já tem valido à pena. Um trabalho voluntário que começa por quem procura, as necessidades são conduzidas do servidor para o programa e não o contrário. Tem sido um aprendizado e construção contínua, bem além da grade verde institucional, algo para a vida”, destacou.
O servidor Eloi Vasconcelos, um dos participantes da primeira turma do programa, reconhece a ação de Keyla em parceria com o DDS como uma experiência enriquecedora. Desde o primeiro encontro, ele percebeu que seria uma oportunidade de transformação, alinhando seus objetivos e entendendo onde poderia melhorar.
A partir do segundo encontro, sua visão sobre organização financeira começou a mudar significativamente e ele pode perceber possibilidades que antes não considerava. Nos encontros seguintes, com o apoio das planilhas fornecidas, passou a detalhar gastos e isso trouxe clareza sobre sua situação financeira. “Pude identificar despesas que poderiam ser ajustadas, como a revisão do plano de saúde e uma melhor divisão dos gastos domésticos”, pontuou.
No último encontro, Eloi relata que ao incluir na planilha gastos com cartão de crédito, ficou evidente que, com planejamento e organização, ele poderia deixar de parcelar tanto as dívidas e aprendeu que se antecipar aos pagamentos e separar um valor para cada compromisso faz toda diferença. “De forma geral, foi uma experiência muito positiva. Já consegui colocar em prática várias mudanças na minha vida financeira e percebi que, com um pouco de organização, é possível alcançar muitos objetivos sem abrir mão de tantas coisas. Foi, sem dúvidas, um grande aprendizado que levarei comigo daqui pra frente”, ressaltou o servidor.
Confira abaixo os módulos do Programa de Educação Financeira do IFPE e fique de olho nas próximas chamadas a serem divulgadas:
Módulo 1: DIAGNÓSTICO INICIAL
Módulo 2: ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
Módulo 3: CAMINHOS AO EQUILÍBRIO E À EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Módulo 4: FORTALECENDO O NOVO COMPORTAMENTO E AUTONOMIA
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: dds@reitoria.ifpe.edu.br