Início do conteúdo

IFPE marca presença na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Evento é considerado o maior de divulgação científica da América Latina


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) marcou presença na 77ª Reunião Aunal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu entre os dias 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Considerado o maior evento de divulgação científica da América Latina, o encontro reúne anualmente milhares de pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos e cidadãos interessados em ciência, tecnologia, inovação e educação.

A programação foi composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e a sessão de pôsteres, que incluiu a Jornada Nacional de Iniciação Científica, entre outras atividades, como a SBPC Cultural, a SBPC Jovem, SBPC Mulher e SBPC Afro. No dia 15/07, estiveram presentes o reitor do IFPE, José Carlos de Sá; a pró-reitora de Extensão, Laura Silva; e o diretor de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), Flávio de Sá Cavalcanti. Além disso, diversos/as pesquisadores/as e docentes do Instituto ofertaram atividades durante a reunião (clique aqui para saber mais).

Com o tema central, “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, foi destacado a importância de promover o desenvolvimento científico de forma equitativa em todas as regiões do Brasil, trazendo debates sobre a participação das mulheres na ciência, manifestações públicas sobre a Palestina e a exigência para o governo federal priorizar a ciência, com mais verbas para essa área.

Segundo Flávio, a participação do IFPE nessa reunião reforça o papel do Instituto como ator ativo na produção e difusão do conhecimento científico. “Isso contribui para a construção de uma ciência comprometida com os desafios sociais, econômicos e ambientais do Brasil. Além disso, amplia-se a visibilidade institucional do IFPE em nível nacional, reforçando sua inserção nos debates sobre políticas públicas de Ciência,Tecnologia e Inovação”, destaca o diretor.

Fim do conteúdo