Início do conteúdo

Escola do Campo do IFPE é lançada na cidade de Moreno

O grupo participou da assembleia da localidade e irão desenvolver trabalhos relacionados a seus cursos


Um novo projeto da Coordenação de Extensão com os povos do campo (Cepocampo), setor que integra a Pró-reitoria de Extensão (Proext), foi lançado na última terça-feira (19/08), no município de Moreno. Trata-se da Escola do Campo do IFPE, que traz a proposta de atuar em comunidades de Pernambuco ofertando cursos e soluções tecnológicas para os territórios e recebendo formação dos povos das águas, terras e florestas.

“Essa ação pode acontecer em qualquer cidade, mas serão priorizados os municípios onde não há campus do IFPE”, afirmou o coordenador de Extensão com os povos do campo, André Gonçalves. O docente promoveu esse lançamento, junto com estudantes de Eletrônica e Eletrotécnica do Campus Recife e discente de Administração de Empresas do Campus Igarassu, além do motorista Laerte Júnior, em visita à comunidade camponesa Padre Tiago, em Moreno.

O grupo participou da assembleia da localidade e irão desenvolver trabalhos relacionados a seus cursos junto aos camponeses e camponesas, com destaque para soluções em energia, utilização adequado da água e fortalecimento econômico das mulheres agricultoras.

Para o estudante de Eletrônica, Gabriel Rangel, realizar a atividade foi uma prática diferente que vai além da sala de aula.  “Foi muito bom,
a comunidade é acolhedora, uma aventura massa”, completou. Já a aluna Thaís Milena, também de Eletrônica, afirmou que a visita trouxe novos aprendizados. “Foi importante para melhor conhecermos a realidade local e percebermos como nosso curso pode oferecer soluções para o dia a dia das pessoas”, ressaltou.

De acordo com o professor André, como ação realizada, os discentes deixaram uma forrageira funcionando perfeitamente. “Bem como a promessa de voltar lá para um dia de campo, com direito a almoço e farinhada”, concluiu o docente.

Fim do conteúdo