Início do conteúdo

Acadêmicos/as e docentes do Bacharelado em Enfermagem são premiados no Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem

Mestrado em Enfermagem também ganhou reconhecimento por projetos desenvolvidos no âmbito do Hub de Tecnologia e Inovação em Saúde do IFPE Pesqueira


Entre os dias 8 e 11 de setembro, na cidade de Salvador-BA, estudantes e professores/as do curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Pesqueira do IFPE participaram do 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF 2025, evento promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Além do Bacharelado em Enfermagem, também representou o Mestrado Profissional em Enfermagem e o Hub de Tecnologia e Inovação em Saúde – Hubits IFPE, cuja participação rendeu premiação na categoria NurseHack4 Health Brasil, a professora Ana Carla Alexandre.

O evento é promovido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem com o objetivo de congregar enfermeiros, obstetrizes, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem, estudantes de graduação, pós-graduação e ensino técnico em Enfermagem, profissionais de saúde, e representantes de instituições governamentais nacionais e internacionais.

Este ano, mais de 45 mil profissionais e estudantes participaram do CBCENF presencialmente e online. Presencialmente foram 2.890 estudantes, 2.105 enfermeiros/as, 1.446 técnicos em Enfermagem e 275 auxiliares em Enfermagem.

Premiação

O destaque maior para o IFPE foi a premiação em âmbito nacional recebida pela equipe formada por estudantes e docentes do Bacharelado em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem do IFPE Pesqueira, que ficou em primeiro lugar na disputa pelo NurseHack4 Health Brasil, programa imersivo de inovação em saúde no qual quatro equipes foram premiadas, representando os conselhos regionais de Enfermagem dos estados de São Paulo, Amazonas, Pará e Pernambuco.

A equipe que representou o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco e fez jus ao prêmio de R$ 10 mil reais é composta pelos/as bacharelandos/as e docentes do Bacharelado em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem. A Future Innovation é apenas uma das ideias inovadoras em saúde engendradas no âmbito do Hubits.

A equipe vencedora, por projeto de inovação no tratamento de crianças com diagnóstico de Espectro Autista (TEA), foi formada por:

Tyago Acácio

Leonardo Costa

Debora Gomes

Gessica Pereira

Welison Silva

Ana Carla Alexandre

“O NurseHack4Health é uma competição de empreendedorismo em saúde promovida durante o CBCENF, que reúne profissionais de todo o país para desenvolver soluções inovadoras voltadas às demandas do sistema de saúde. Essa conquista mostra que a enfermagem pode atuar muito além da assistência direta e assumir posição de destaque na criação de tecnologias e na produção de ciência e inovação em saúde e evidencia que a enfermagem pode ser o que quiser, inclusive protagonista do empreendedorismo e da transformação do cuidado em escala global”, afirmou a professora Ana Carla Alexandre.

Para ela, “representar Pernambuco, especialmente o interior do estado e todo o nordeste nessa conquista, reforça a potência científica, criativa e transformadora existente fora dos grandes centros, comprovando que a inovação em enfermagem floresce em todos os territórios”.

“Agradecemos ao Coren Pernambuco pelo apoio institucional e pelo incentivo à inovação, fatores fundamentais para o fortalecimento de iniciativas como a Future Innovation, desenvolvida no âmbito do Hub de Tecnologia e Inovação em Saúde e no Centros de Inovação em Neurociência, sediados no IFPE Pesqueira, que reafirma o protagonismo da enfermagem no avanço científico e tecnológico da saúde”, concluiu a professora.

 

Fim do conteúdo