Notícias
I Seminário do Proeja Fundamental realiza abertura no IFPE Recife
Evento discutiu o tema “Educação e Trabalho: experiências, caminhos e parcerias na EJA-EPT Fundamental”
Na manhã da quarta-feira (24), aconteceu a abertura do I Seminário do Proeja Fundamental, no auditório do IFPE Recife. Estiveram presentes o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, o diretor geral do Campus Recife, Fábio Nicácio, a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Prefeitura do Recife, Ana Coelho Selva, a pró-reitora de Ensino do IFPE, Magadã Marinho Lira, a coordenadora geral do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no IFPE, Laura Jorge Cavalcanti, e o vice coordenador do Proeja no IFPE, Emílio Vieira de Sousa.
O Proeja Fundamental iniciou no IFPE no segundo semestre de 2024, sendo implementado em oito dos 16 campi da instituição: Afogados da Ingazeira, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Palmares e Vitória de Santo Antão. A iniciativa busca fortalecer os compromissos com o acesso, a permanência e o êxito de jovens e adultos nas escolas.
O evento tem como tema “Educação e Trabalho: experiências, caminhos e parcerias na EJA-EPT Fundamental” e acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no IFPE Recife. “Todos os que trabalham com a educação de jovens e adultos sabem que é um desafio. Temos muito o que crescer ainda. Precisamos cada vez mais incluir as pessoas neste programa, cumprindo assim um dos objetivos primordiais dos institutos federais”, ressaltou o reitor José Carlos em sua fala. “Que a gente possa colher frutos importantes a partir deste seminário”, acrescentou.
Na abertura, houve também a apresentação cultural do grupo Pinga Coco, de Igarassu. Ligado à matriz afro-indígena da Jurema, o grupo realiza oficinas e atividades de valorização do coco de roda, uma manifestação da cultura popular presente no litoral norte de Pernambuco.