Início do conteúdo

IFPE realiza XX Congresso de Iniciação Científica e Mostra de Pós-Graduação 

Encontros acontecem até sexta (17) de forma presencial em diversos espaços do Campus Recife, reunindo pesquisadores de toda a instituição


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) deu início, nesta segunda-feira (13), à programação do XX Congresso de Iniciação Científica (Conic) e da Mostra de Pós-Graduação. Os eventos seguem até a próxima sexta-feira (17), com atividades totalmente presenciais e abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral, em diversos espaços no Campus Recife.

Ao longo de cinco dias, estudantes, pesquisadores e gestores participam de uma programação diversa, composta por mesas-redondas, palestras, rodas de conversa, sessões temáticas e apresentações de pôsteres com os resultados das pesquisas desenvolvidas na instituição. Os debates giram em torno de temas relevantes, tais como: ciência, equidade, inovação, meio ambiente, inteligência artificial e internacionalização da pós-graduação.

A cerimônia de abertura, que aconteceu na manhã desta segunda (13/10), no auditório do Campus Recife, contou com a apresentação musical do grupo Enflautados – Sopros do Agreste, do IFPE Belo Jardim, seguida da mesa solene composta pelo reitor José Carlos de Sá; pró-reitora de Pesquisa, Gabriela Lins; diretor de Pesquisa, Flávio Albuquerque; coordenador de Pós-Graduação, Gueber Pessoa; diretor de Pesquisa do Campus Recife, representando a direção-geral, Ricardo Luís; e pela presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Maria Fernanda Pimentel.

Mesa solene – A presidente da Facepe destacou que a Fundação tem um carinho especial pelos programas de pesquisa do IFPE, tanto que ampliou o quantitativo de bolsas para a instituição e de forma inédita incluiu ações afirmativas, passando 20% das bolsas para cotas raciais. “A oportunidade de fazer Iniciação Científica e de se engajar na pesquisa ajuda a evitar a evasão escolar, uma vez que os alunos se sentem mais acolhidos e inseridos na instituição.

A gestora também frisou outro direcionamento da Facepe que é se aproximar mais das instituições parceiras, a exemplo do Instituto Federal de Pernambuco. “O papel importantíssimo do IFPE na capilaridade está totalmente alinhado com o plano de interiorização de incentivo à pesquisa que estamos tentando dar ênfase e vocês têm um papel fundamental nisso”, declarou.

Pimentel também integrou a mesa de abertura dos encontros, em que, juntamente com a diretora científica da entidade, Flávia Frédou; com o diretor de Inovação, Leonardo Xavier e mediação das professora do IFPE, Ioná Rameh (Recife) e Amanda reges (Barreiros), discutiu o tema “Facepe em Movimento”.

Ressaltando a alegria em ver o auditório do Campus Recife lotado para celebrar a produção científica, desde o ensino técnico até a pós-graduação, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPE, Gabriela Falcão, citou o educador Paulo Freire para ressaltar que o Instituto vem materializando o inédito viável, promovendo através do Ensino, Pesquisa e Extensão o que é possível, o que ninguém nunca pensou. “Temos uma rede, uma capilaridade, mas também temos a potência. A pesquisa permite isso, transforma os territórios e a sociedade”.

Publicações e desafios – A pró-reitora ainda salientou que além do retorno presencial do Congresso de Iniciação Cientifica e da realização da primeira edição da Mostra de Pós- Graduação, a comunidade acadêmica também celebra o lançamento de duas publicações. “A nova edição da Cientec, revista de divulgação científica do Instituto, e também o Catálogo de Grupos de Pesquisa para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mostram que estamos atentos às necessidades do mundo”, afirmou.

O reitor José Carlos de Sá complementou a fala da pró-reitora, pontuando a imensa satisfação em poder participar dessa retomada do Conic presencial e desse momento de aproximação e fortalecimento de laços com a Facepe. “Isso significa que temos todo um alicerce, uma história muito rica no IFPE. É preciso trazer a importância de tudo que foi construído, a história da Propesq e da pesquisa aqui. A gente sabe o quão diferente é esse encontro, esse olho no olho, dialogar com as pessoas frente à frente. Ainda é um momento orçamentário desafiador, pelas escolhas que temos que fazer de direcionar recursos para diversas frentes de atuação, por isso, agradecemos muito a disposição de vocês em realizar esse evento e por termos conseguido”.

Destacando as 55 sessões temáticas em diversas áreas do conhecimento que os encontros promoverão nesses cinco dias, o reitor também ressaltou a força da pesquisa na instituição, a qual agrega estudantes das mais diversas regiões. “A riqueza do Conic está aí também, por trazer as pesquisas desses estudantes do interior, de meninos e meninas de cursos técnicos até a graduação e ainda mais agora com a chegada da mostra de pós-graduação. São muitas experiências de vida traduzidas nessas pesquisas, de cada um desses meninos e meninas dos diversos territórios que a gente atua”, declarou.

Ao longo do primeiro dia dos encontros, sessões temáticas, apresentações de pôsteres e outras atividades completaram a programação.

 

>>Confira mais fotos dos eventos

>>Acesse as atividades dos demais dias:

Programação Conic

Programação Mostra de Pós-graduação

Programação geral dos eventos

Fim do conteúdo