Notícias
Inscrições do Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais vão até dia 27/10
Cada proposta de curso de Extensão poderá receber apoio financeiro de até R$ 41.600
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) prorrogou, até o dia 27/10, as inscrições para o Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais. A iniciativa é fruto da parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
O programa visa reconhecer, valorizar e promover os saberes e as identidades dos povos tradicionais na educação brasileira, fortalecendo a presença de suas epistemologias nos processos formativos. Serão selecionadas 100 propostas de cursos de extensão, cada uma com apoio financeiro de até R$ 41.600,00. As propostas devem ser desenvolvidas dentro de três eixos temáticos: Afro-brasileiros, Indígenas e Quilombolas, com atuação em um ou mais dos seguintes subeixos:
- Artes e Ofícios
- Línguas e Narrativas
- Memórias e Oralidade
- Cosmociências
Quem pode participar
Podem submeter propostas servidores/as efetivos/as dos Institutos Federais, em parceria com mestras e mestres dos saberes tradicionais; estudantes, preferencialmente de cursos de licenciatura;
profissionais da rede pública de ensino da educação básica; ou educadores/as populares com experiência comprovada na área.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
>>Confira o edital completo
Nego Bispo – O nome do programa homenageia o pensador, poeta e ativista quilombola Nego Bispo, referência na luta por direitos dos povos tradicionais e defensor da valorização dos saberes ancestrais como forma legítima de produção de conhecimento. Essa é uma oportunidade de fortalecer a diversidade epistêmica brasileira e construir práticas pedagógicas que dialoguem com as realidades e os territórios dos povos originários e quilombolas.