Início do conteúdo

IFPE aplica provas do concurso para técnicos-administrativos com mais de 17 mil inscritos

Etapa ocorreu com tranquilidade; índice de abstenção foi de 44,2%


Na manhã deste domingo (26/10), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) aplicou a prova objetiva do concurso público para cargos técnico-administrativos. O certame, que oferta 77 vagas em diversas áreas profissionais, contou com 17.704 inscritos, dos quais 7.798 não compareceram à prova, o que representou um índice de abstenção de 44,2%.

O processo foi organizado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). As provas foram aplicadas em 28 prédios de cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR ) e ocorreram sem incidentes.

O reitor do IFPE, José Carlos de Sá visitou, juntamente com o presidente da comissão do concurso, Daniel Assunção, alguns prédios de aplicação das provas. Para ele, “a possibilidade de contar com os novos servidores, aprovados por este concurso, é extremamente animadora. Temos um déficit de pessoal a ser reposto com essas 77 vagas, e certamente teremos melhores condições de ofertar uma educação cada vez mais qualificada com a equipe reforçada”. Sobre as visitas aos prédios, comentou: “consideramos muito importante a presença institucional nesses locais para dar suporte e tranquilidades às pessoas que estão trabalhando, de forma tão cuidadosa e dedicada, num processo que é fundamental para o IFPE”.

Já Daniel Assunção avaliou que tudo transcorreu com segurança, em conformidade com o que foi planejado pela comissão organizadora. “Nossa expectativa foi cumprida plenamente. Estivemos em alguns prédios, em que pudemos ver tudo funcionando pessoalmente. Dos outros, recebemos atualizações permanentemente, que davam a mesma dimensão do bom andamento, o que é o fundamental para nós. Pequenos pontos de atenção foram rapidamente contornados pelas equipes, que estavam bem preparadas”.

Os candidatos conseguiram constatar o mesmo clima de tranquilidade do concurso. Paula Shemilly, que fez a prova para o cargo de assistente em administração, saiu da sala com esperança: “quem se preparou, com certeza, conseguiu fazer uma prova boa. Estou com grande expectativa”, disse. Lucas Santana, servidor público, fez a prova para o mesmo cargo: “a prova foi tranquila

e o conteúdo foi bem condizente”, pontuou. Já Odenez Muniz, que atua na área de análise de sistemas, está com a expectativa alta: “gostei muito da prova, dos textos apresentados, bem coerentes ao que nós vamos hoje em dia. Acredito que consegui me sair bem”, ressaltou a candidata.

Gabaritos e recursos

A consulta ao gabarito oficial e ao caderno de provas poderá ser feita a partir das 20h deste domingo (26), no site da Funcern.  A interposição de recursos contra o gabarito poderá ser realizada somente nesta segunda (27) e terça-feira (28), acessando a “área do candidato” no site da Funcern.

Esclarecimento de dúvidas ou solicitação de informações podem ser encaminhados para o e-mail:  concursotaeifpe2025@funcern.br

Saiba mais no site da Funcern.

Cronograma – Próximas etapas

●      27 e 28/10 – Interposição de recursos do gabarito preliminar da prova
●     05/11 – Publicação do gabarito final da prova objetiva
●     21/11 – Publicação do resultado final da prova objetiva
●      24 a 28/11 – Avaliação de heteroidentificação, envio de documentação de indígenas e quilombolas, e avaliação biopsicossocial para pessoas com deficiência
●      05/12 – Divulgação do resultado final
●      08/12 – Homologação do concurso

Fim do conteúdo