Início do conteúdo

SERNEGRA contará com exibição de documentário sobre lutas pela reforma agrária e agroecologia

Inscrições para o evento continuam abertas


 

Entre os dias 11 e 13 de novembro, a capital pernambucana recebe a XIV Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA), evento de âmbito nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciado em 2012, que se consolidou como uma iniciativa itinerante entre os Institutos Federais, promovendo um espaço qualificado de debate sobre as relações étnico-raciais, de gênero, classe e diversidade no Brasil.

A edição 2025 do encontro vai acontecer no Centro de Formação e Lazer (CFL – Recife), sendo realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com o tema central “Mulheres Negras e  Democratização do País”.

Nas comunidades camponesas o evento já começou. Um grupo de alunos do ensino médio integrado do IFPE dos cursos de Eletrônica, Edificações, Saneamento, Eletrotécnica e Química, participantes do Grêmio Livre Breno Roberto e do projeto de extensão “Energizando Mulheres Negras Camponesas”, estão percorrendo a Zona da Mata do estado  para a produção de um vídeo a ser exibido inicialmente no SERNEGRA. A produção vai contar a história de mulheres e homens que lutam pela agroecologia e pela reforma agrária e que enfrentam no seu cotidiano as agressões do agronegócio.

O documentário, intitulado “Heranças vivas: onde a Resistência encontra a Ancestralidade”, trará depoimentos de moradores da Comunidade Padre Tiago (Moreno-PE) e Fervedouro (Jaqueira-PE) , negros e negras que destacam as lutas que travaram desde uma situação análoga à escravidão até os dias de hoje em que a posse da terra em que vivem há séculos é cotidianamente conquistada.

Inscrições – As inscrições para fazer parte do SERNEGRA e poder conferir o documentário, além de outras atividades, podem ser feitas pelo endereço:  https://www.even3.com.br/sernegra2025-613086/?%5B=

Fim do conteúdo