Início do conteúdo

IFPE realiza 3º Seminário de Assistência Estudantil no Campus Barreiros

Evento discutiu a Política Nacional de Assistência Estudantil e fortaleceu ações de permanência na Rede Federal


O IFPE Campus Barreiros sediou, entre 24 e 27 de novembro, o 3º Seminário de Assistência Estudantil. O evento, que já passou pelos Campi Caruaru e Garanhuns, reuniu gestores, servidores e representações estudantis para fortalecer o diálogo sobre as políticas de permanência e o trabalho em rede.

O tema central desta edição foi a regulamentação da Lei nº 14.914, que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, destacou que o seminário ocorre em um momento importante, marcado pela criação do Fórum de Políticas Estudantis do CONIF, que amplia o debate no âmbito da Rede Federal.

Entre os destaques do seminário, a reitora do IFB e coordenadora da Câmara de Políticas Estudantis do CONIF, Veruska Machado, apresentou os desafios da PNAES, abordando temas como alimentação, transporte e integração dos sistemas de assistência estudantil. Ela também reforçou o papel dos Institutos Federais na transformação social. “A existência de um campus de Instituto Federal garante ao território mais políticas públicas além da educação”, apontou a gestora.

Já a diretora de Assistência Estudantil do IFPE, Nathália da Mata, enfatizou a importância da atenção às equipes multiprofissionais e às necessidades dos estudantes. “Precisamos de atenção às pessoas, às equipes que cuidam dos estudantes — psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, pedagogas, nutricionistas — para que essa rede de trabalho seja também uma rede de afeto”, frisou a diretora.

O reitor José Carlos de Sá também ressaltou a relevância de realização do evento em um campus agrícola, localizado em uma região onde a assistência estudantil tem impacto direto na vida dos estudantes.  “É muito significativo que estejamos em um campus agrícola, localizado em uma região onde a assistência estudantil faz grande diferença, especialmente por contemplar municípios com baixos índices de desenvolvimento humano”, completou o reitor.

O diretor-geral do Campus Barreiros, Caetano Pereira, destacou o papel da Assistência Estudantil para permanência e êxito de estudantes na instituição, lembrando sua trajetória como ex-aluno e ex-residente da moradia estudantil do campus. Para ele, é necessário firmar lutas contínuas pela manutenção e fortalecimento da estrutura de apoio estudantil, destacando programas como o Moradia, Alimentação, apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade e Manutenção Acadêmica.

A solenidade de abertura do seminário contou com uma apresentação da Mostra Experimental de Circo, coordenada pela professora Giovana Consorte, docente de Educação Física do Campus Barreiros. Estudantes do ensino médio integrado protagonizaram números circenses, como acrobacias e palhaçaria, reforçando que as vivências culturais também integram as ações de permanência estudantil.

Também participaram da mesa de abertura, o coordenador de Assistência Estudantil do Campus Barreiros, Júlio Luz e as representantes estudantis, Kathlyn Mislayne, da moradia estudantil, e Amanda Isabela, presidente do grêmio estudantil.

A programação completa está disponível em:
https://www.even3.com.br/3-seminario-da-assistencia-estudantil-646682

Confira alguns registros:

Fim do conteúdo