Início do conteúdo

IFPE recebe novos/as servidores/as em cerimônia de posse coletiva

Solenidade aconteceu nesta quinta (29), e empossou 74 servidores de diversos cargos de nível técnico e superior


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) realizou, nesta quinta-feira (29), a cerimônia de posse de novos/as servidores e servidoras aprovados/as no concurso para técnicos-administrativos realizado em 2025. Durante o evento, foram empossados/as 74 servidores/as para diversos cargos de nível técnico e superior que serão distribuídos/as em diversos campi do Instituto. A solenidade, que aconteceu no auditório do Campus Recife, contou também com a presença de servidores/as e gestores/as dos campi e da Reitoria, além de familiares e amigos dos/as empossados/as.

Participaram da Mesa de Honra o reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior; a pró-reitora de Ensino, Magadã Lira; a pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional, Jouberte Santos; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Gabriela Falcão; a pró-reitora de Extensão, Laura Caliento; a pró-reitora de Administração em exercício, Gisele Kely; e a diretora de Gestão de Pessoas, Tatiana Mayrinck.

Gildygleide Rego, que irá assumir o cargo de técnica de laboratório em Eventos no Campus Cabo de Santo Agostinho, veio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e destaca: “As instituições públicas de ensino federais puderam me proporcionar estar aqui com o coração cheio de alegria, e demonstrando o trajeto de tantas pessoas que entram nessa instituição sem lá atrás vislumbrar um objetivo final. Eu quero trazer pro IFPE alegria, conhecimento, porque a gente vai “bombar” no campus Cabo com os eventos. Muito obrigada e me sinto muito feliz no IFPE”.

Para Eduardo Moreira, que atuará como assistente em Administração na Reitoria, foi um dia especial tanto para ele como para sua família. “Estou extremamente grato e emocionado, e não quero esquecer nunca mais esse dia que eu tô vivendo aqui. Eu decidi estudar para concurso há uns três anos, graças a uma inspiração de uma pessoa que eu tenho em meu coração. Eu comecei estudando, e não sabia nem a data da constituição. Foi muito difícil a trajetória e hoje está aqui pra mim é uma vitória muito grande, pois vai ser o meu primeiro cargo público”.

A diretora de Gestão de Pessoas, Tatiana Mayrinck, enfatiza que essa data marca o início de uma nova etapa da vida profissional de cada um desses novos servidores. E para ela, esse dia tem um significado ainda mais especial, pois foi exatamente no dia 29 de janeiro de 2020 que ela também tomou posse nessa instituição. “Assim como vocês, cheguei cheia de expectativas, de sonhos e também de inseguranças de quem inicia um novo caminho. E foi nesse percurso que encontrei aprendizado, apoio e crescimento. Ingressei no IFPE como assistente em administração, no Campus Jabotão dos Guararapes, onde tive a oportunidade de me desenvolver e compreender, na prática, a grandeza e a responsabilidade de ser uma servidora pública em uma instituição federal de ensino. Eu trago esse relato pessoal para dizer algo muito importante para vocês. O IFPE oportuniza trajetórias. Aqui, o trabalho é reconhecido, o aprendizado é prática, responsabilidade e abertura para aprender. Cada servidor e cada servidora que hoje toma posse passa a fazer parte dessa instituição que é pública, gratuita, socialmente referenciada e profundamente comprometida com transformações de vidas através da educação. E isso exige de nós não apenas competências técnicas, mas também respeito, sensibilidade, empatia e coletividade”, reforça.

 

 

 

 

 

 

O reitor José Carlos também ressaltou o quão significativo é esse momento para a instituição e para a sociedade em geral. “Vocês estão entrando na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, que tem como premissa a transformação de vidas, ser um espaço de inclusão. E é nesse lugar que vocês estão entrando. A partir de hoje, vocês passam a ser servidores públicos federais. Entrem com esse espírito que voces viram aqui, de amor ao serviço público, e saber que toda essa sociedade desigual carece de um serviço público eficaz, atencioso, acolhedor, principalmente em uma instituição inclusiva. Eu desejo muita felicidade a vocês, uma carreira linda, que possam construir seus sonhos e encontrar aqui esse lugar de realização, de resgatar e transformar vidas, dando oportunidade a todas as pessoas de todos os lugares”.

 

 

 

 

 

 

Para conferir todas as fotos da cerimônia, clique aqui.

Fim do conteúdo