Comunidade do IFPE marca presença em evento sobre representatividade das juventudes negras nos territórios quilombolas

Atividade aconteceu no Quilombo Barro Branco, em Belo Jardim (PE)

No último dia 19, estudantes e professores de diferentes campi do IFPE estiveram presentes no Quilombo Barro Branco, localizado em Belo Jardim, região Agreste de Pernambuco, para participarem da atividade “Representatividade das Juventudes Negras nos Territórios Quilombolas”.

De acordo com a docente e secretária do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Caruaru, Amanda Lucy, a experiência foi enriquecedora em vários aspectos, pois “colaborou para o aumento do repertório cultural, conhecimentos amplos e específicos dos estudantes”. A líder quilombola e estudante do Campus Belo Jardim Elaine Lima ficou eufórica com o evento e ressaltou: ”Nosso encontro aqui foi muito lindo e de muita reciprocidade entre meus irmãos e companheiros. A palavra que define é UBUNTU!”.

Além da participação dos estudantes do IFPE, o encontro contou com a presença de lideranças de organizações sociais do território, como o Sindicato dos Metalúrgicos, e pela comunidade de jovens quilombolas da cidade. Durante o encontro, houve apresentação de Maculelê, debate e muita interação entre os estudantes, entre os quais jovens negros que ainda não tinham conhecido uma comunidade quilombola.

SAIBA MAIS

O Quilombo Barro Branco é uma das cerca de 500 comunidades quilombolas existentes em Pernambuco, e fica localizado em uma região caracterizada por uma terra da cor branca, o que explica o seu nome. O território conta com vários estudantes e egressos do IFPE.

*UBUNTU é um palavra dos idiomas Zulu e Xhosa, falados no sul da África, que pode ser traduzida por “humanidade para todos”.