Você está aqui: Página Inicial > Campus > Garanhuns > Extensão > Estágio

Estágio

por clesia publicado 09/12/2015 13h44, última modificação 30/07/2021 15h42

A Coordenação de Estágios e Egressos (CEEG) é responsável por coordenar as ações para oferta de estágios aos alunos do Campus Garanhuns, além de acompanhar a absorção dos egressos pelo mercado de trabalho. Dentre as principais ações estão: promover o fortalecimento da imagem da instituição junto às empresas e à sociedade; avaliar continuamente as demandas de mercado, identificando as exigências atuais e as perspectivas futuras; fazer o acompanhamento dos egressos; coordenar as ações de orientação, encaminhamento, acompanhamento e contratação de egressos junto às empresas; dentre outras ações. 

 

Equipe 

 

Coordenação de Estágios e Egressos (CEEG)

João Paulo dos Santos Oliveira (Coordenador)

E-mail: ceeg@garanhuns.ifpe.edu.br 

Informações Gerais 

 

Sob aspecto geral, o estágio pode ser compreendido como uma atividade de interação teórico/prática, de aperfeiçoamento técnico cultural, científico e de relacionamento humano que visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do estudante para a vida cidadã e laboral.

As regras norteadoras do estágio em nosso campus são estabelecidas pela lei do Estágio, pelo documento orientador dos estágios curriculares do IFPE e pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) integrados, subsequentes e superiores do IFPE Campus Garanhuns. Os Links de acesso para consulta a cada um destes documentos podem ser encontrados abaixo:

Documento orientador de estágio curricular dos Cursos de Educação Técnica de nível Médio e Superior do IFPE

Lei de Estágio

Projeto Pedagógico – TMA – Integrado

Projeto Pedagógico – TMA – Subsequente (Perfil antigo)

Projeto Pedagógico – TMA – Subsequente (Perfil Novo)

Projeto Pedagógico – TEE – Integrado

Projeto Pedagógico – TEE – Subsequente (Perfil antigo) 

Projeto Pedagógico – TEE – Subsequente (Perfil novo)

Projeto Pedagógico – TI – Integrado

Projeto Pedagógico – TI – Subsequente

 

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS 

Para começar a estagiar

O/a estudante precisa estar devidamente matriculado em um dos cursos do Campus e entregar os seguintes documentos na seguinte ordem:

I. Formulário de solicitação de estágio preferencialmente digitado. Baixe aqui o formulário 

II. Histórico Escolar Atualizado (disponível no Q-Academico);

III. Quadro de Horário de aulas, atualizado (disponível no Q-Academico);

III. Cópia do documento de identidade (RG, CNH, Passaporte, carteira de trabalho) da(o) responsável, se o(a) estudante for menor de idade.

IV. Uma via, preferencialmente digitada e devidamente assinada da carta de aceite do orientador. Baixe aqui a carta de aceite 

IV. Três vias preenchidas preferencialmente digitadas e devidamente assinadas do Termo de Compromisso de Estágio, devidamente assinadas. Baixe aqui o Termo de Compromisso  


V. Uma via preferencialmente digitada e devidamente assinada do Plano de Estágio. Baixe aqui o Plano de Estágio 



Para prorrogar o estágio

Finalizado o período inicialmente acordado no Termo de Compromisso de Estágio, o mesmo poderá ser prorrogado mediante apresentação de Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio. Clique aqui e baixe Termo Aditivo

Para rescindir o estágio

O Termo de Compromisso poderá ser rescindido pela empresa/instituição concedente, pelo IFPE ou pelo estagiário. A parte que decidir rescindir o termo de compromisso de estágio antes do prazo previsto no TCE deverá formalizar seu pedido por escrito, junto à CEEG, por meio do Termo de Rescisão de Estágio. Clique aqui e baixe o Termo de Rescisão 

Conclusão do estágio

Após a conclusão do estágio curricular obrigatório, uma vez cumprida a carga horária obrigatória, o estudante deverá apresentar à CEEG o relatório de conclusão de estágio.

Aproveitamento de atividades profissionais ou acadêmicas como estágio curricular obrigatório 

O discente que exerce ou exerceu atividade profissional correlata ao seu curso, na condição de empregado, inclusive jovem aprendiz, empresário ou autônomo, poderá solicitar a dispensa total ou parcialmente de atividades como Estágio Curricular Obrigatório no momento em que estiver apto.

Também é possível ao discente, aproveitar atividades realizadas em projetos de pesquisa, extensão e monitoria que tenham sido aprovadas nas instâncias internas do IFPE e se relacionem intimamente com o objeto da formação e prática profissionais.

Para a solicitação de aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório, o aluno deverá autuar processo com esta solicitação junto à CEEG, anexando, conforme a condição na qual exerça a atividade, os seguintes documentos:

A) Na condição de empregado: 

I. Formulário de solicitação de estágio preferencialmente digitado. Baixe aqui o Formulário de Solicitação  

II. Histórico Escolar Atualizado (disponível no Q-Academico);

III. Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou cópia do Contrato de Trabalho;

II. Declaração da instituição onde atua ou atuou, em papel timbrado, contendo as informações das atividades profissionais desenvolvidas, e o período em que foram exercidas, devidamente assinada e carimbada pela chefia imediata;

III. Uma via, preferencialmente digitada, e assinada do Plano de Estágio. Baixe aqui o Plano de Estágio  

IV. Uma via, preferencialmente digitada, e assinada da carta de aceite do orientador. Baixe aqui Carta de Aceite 


B) Na condição de empresário:

I. Formulário de solicitação de estágio preferencialmente digitado. Clique aqui para acessar 

II. Cópia do documento de inscrição do CNPJ da empresa;

III. Contrato social ou comprovante oficial atestando que o estudante participa ou participou do quadro societário da organização, bem como o período em que é sócio ou proprietário;

IV. Uma via, preferencialmente digitada, e assinada do Plano de Estágio. Clique aqui e baixe o Plano de Estágio 

V. Uma via, preferencialmente digitada, e assinada da carta de aceite do orientador. Baixe aqui o modelo da Carta de Aceite 

VI. Comprovante de seu registro na prefeitura municipal

VII. Comprovante de recolhimento do Imposto sobre Serviços, (ISS); ou Carnê de contribuição ao INSS correspondente a um período igual ou superior a do Estágio Curricular Obrigatório durante o período de realização do curso;

VIII. Declaração com auto relato contendo informações das atividades profissionais desenvolvidas

Para a solicitação de aproveitamento de atividades acadêmicas como estágio obrigatório, o aluno deverá autuar processo com esta solicitação junto à CEEG, anexando, conforme a condição na qual exerça a atividade, os seguintes documentos:

A) Na condição de Atividades de Extensão: Projeto de Extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão, Declaração de Conclusão da Atividade de Extensão, Plano de Atividades do estudante aprovado pelo proponente do projeto, relato das atividades desenvolvidas no modelo do Relatório de Estágio.

B) Na condição de Monitoria: Projeto de Monitoria aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino e Coordenação do Curso, Plano de Atividades do estudante aprovado pelo professor responsável pela Monitoria, relato das atividades desenvolvidas no modelo do Relatório de Estágio.

C) Na condição de Iniciação Científica e Tecnológica: Projeto de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC-Af, PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI) aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Declaração de Conclusão da Iniciação Científica e Tecnológica, Plano de Atividades do estudante aprovado pelo orientador, relato das atividades desenvolvidas no modelo do Relatório de Estágio.

A equiparação de que trata o disposto dos incisos I, II e III do caput deste artigo poderá ser dispensada apenas nos casos em que a carga horária da atividade seja igual ou superior a do Estágio Curricular Obrigatório e deverá ser solicitada pelo estudante junto à Coordenação de Curso, via processo, com vistas à avaliação.

Caso o pedido de equiparação de atividades acadêmicas ou profissionais ao estágio indeferido, o estudante deverá cumprir todas as etapas e atividades referentes ao Estágio Curricular.

Celebração de convênio de concessão de estágio com empresas e agentes de integração

As empresas e agentes de integração interessados em ofertar estágios obrigatórios ou não obrigatórios para o estudantes do IFPE deverão encaminhar para a CEEG ou para a Direção-Geral do IFPE Garanhuns os seguintes documentos:

Cópia do estatuto ou contrato social da instituição;

Cópia do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;

Cópia do CPF e RG do representante da empresa;

Convênio de minuta de concessão de estágio com o IFPE devidamente preenchido e assinado.

Ofício de solicitação de parceria devidamente preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o documento

Cadastro de instituições Parceiras devidamente preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o documento