Início do conteúdo

IFPE capacita servidores em planejamento de compras públicas

Cerca de 60 servidores de cinco campi e Reitoria participaram da formação no Campus Ipojuca


Aconteceu no IFPE-Campus Ipojuca, entre os dias 13 e 15 de junho, o curso de formação de servidores “Planejamento das Compras Públicas segundo a Nova Lei de Licitações”. A iniciativa mobilizou cerca de 60 servidores dos campi Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Barreiros, Cabo e Jaboatão, além da Reitoria.

“A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos ( Lei 14.133/21), reforçou sobremaneira o Planejamento da contratação, que envolve diretamente os setores requisitantes — ou seja, servidores técnico-administrativos e docentes responsáveis pelos setores do campus, ou que demandam aquisições como equipamentos para pesquisa, material para uso nos laboratórios, etc.”, explica Azenate de Lima Soares, coordenadora de Compras do Campus Ipojuca e uma das servidores atuantes na contratação do curso.

“O curso mostrou que, se um docente está precisando de determinado equipamento para oferecer uma disciplina, por exemplo, é ele quem tem o conhecimento técnico necessário para planejar e justificar a contratação no setor público. Por isso, é preciso atuar em parceria com a equipe administrativa que operacionaliza as aquisições”, disse José Mario Lemos, professor do IFPE-Campus Barreiros, coordenador de um projeto de iniciação tecnológica e um dos participantes do curso de formação.

Natália Guimarães, coordenadora de compras do Campus Jaboatão, também realizou a formação, junto a colegas de outros departamentos. “Quando o planejamento é bem elaborado de forma sistêmica, envolvendo tanto o requisitante quanto o setor de compras, o fluxo do processo de compras e contratações torna-se mais rápido”, afirma.

A Lei 14.133/2021 já está em vigor, e a partir de abril de 2023 revogará a antiga Lei de Licitações (Lei 8666/1993). A promoção do curso, ministrado pelo administrador Abimael Tocarte, é parte dos esforços de adequação do IFPE  à nova lei. A iniciativa visou capacitar os servidores que atuam como requisitantes de bens de consumo, serviços ou materiais permanentes, nas etapas que vão do plano anual de contratações até a elaboração do Termo de Referência.

Fim do conteúdo