IFPE Recife conta com Estação de Monitoramento Contínuo de Posicionamento

Instalação foi fruto de acordo firmado com a Fundação IBGE e vai dar suporte às atividades de mapeamento do território nacional

O IFPE Campus Recife, através da parceria firmada com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, recebeu a instalação da Estação PERC-Recife, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS RBMC-PERC.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, em junho de 2021, teve o objetivo de estabelecer as condições de colaboração para se instalar e manter em atividade a estação nas dependências do campus. A iniciativa foi do professor Aramis Leite de Lima, coordenador do curso de Saneamento, e teve sua construção conduzida pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPP).

Redes geodésicas – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável pela implantação e manutenção de Redes Geodésicas. Essas redes são conjunto de informações planimétricas, altimétricas e gravimétricas referentes às estações do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), utilizadas para referência em atividades de posicionamento e às demais estações estabelecidas pelo órgão para correção e verificação de imagens do território. Entre os tipos de Redes Geodésicas, existe a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas (RBMC).

Criada em 1996 pelo setor de Geodésia do IBGE, essa Rede utiliza o Sistema Geodésico de Referência SIRGAS2000. É um grande e complexo sistema de estações pertencentes ao SGB que capturam continuamente sinais de satélites do Sistema de Monitoramento Contínuo por Satélites (GNSS). Atualmente, existem mais de 100 estações espalhadas pelo Brasil, entre elas a instalada no Campus Recife, a qual vem fornecendo suporte fundamental às atividades de mapeamento do território nacional.

Toda essa estrutura nacional de monitoramento serve como base para projetos de diversas áreas, principalmente na Cartografia, Engenharia, Agrimensura e seus ramos, informando diariamente, com precisão, as coordenadas extraídas dos equipamentos receptores usados na coleta dos dados, trazendo assim mais segurança e confiabilidade no processamento de dados topográficos e ou geodésicos.

Os dados coletados pela Estação PERC e outras estações da Rede RBMC podem ser acessados por meio do site oficial do IBGE, através do menu “Geociências” – “Posicionamento geodésico” – “Redes Geodésicas” – “RBMC” (Clique AQUI). Nesse endereço, é possível visualizar a localização de cada estação por meio de um mapa interativo bem como fazer o download de dados.