Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Pesquisa > Iniciação Científica

Iniciação Científica

por clesia publicado 09/12/2015 13h42, última modificação 30/04/2021 08h25

A Iniciação Científica

Os programas de iniciação científica (PIBIC), de incentivo acadêmico (BIA) e de iniciação ao desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) do IFPE tem periodicidade de 12 meses e são voltados ao desenvolvimento do pensamento científico/tecnológico e à iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos regulares do IFPE.

Os programas também estimulam os(as) pesquisadores(as) a integrarem jovens em grupos de pesquisa, de forma a acelerar a expansão e renovação do quadro de pesquisadores(as) e, consequentemente, estimular a produção científica e o envolvimento de novos(as) pesquisadores.

Os estudantes pesquisadores desenvolvem seus planos de atividades com a supervisão e orientação direta do(a) pesquisador(a).Para ser orientador (a), o(a) pesquisador(a) deve atender os requisitos previstos no Art. 14 do Regulamento do referidos Programas.

O estudante que deseje concorrer a bolsas de que trata este programa, deve atender aos requisitos apresentados no Art. 15 do Regulamento.

Como Participar da Iniciação Científica:

Para participar da iniciação científica, o estudante é indicado pelo orientador para desenvolver o plano de atividades por meio do Edital de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, publicado anualmente pela PROPESQ, na condição de bolsista ou voluntário.

Clique abaixo para acessar o Edital vigente:

Edital nº 02/2021 -  Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBICTEC, PIBIC AF, PIBITI e PIBITI TEC)

Anexo I (Edital 02/21) - Plano de Atividades editável.
Anexo II (Edital 02/21) - Barema.  

Para ter acesso a editais encerrados, clique aqui.


 Iniciação Científica Voluntária

A solicitação de inserção de estudante nos deverá ser realizada exclusivamente pelo(a) pesquisador(a), em fluxo contínuo;

O envio da solicitação de inserção de estudante voluntário(a) deve ser feito por e-mail para o endereço eletrônico dpesq@reitoria.ifpe.edu.br, com cópia à dpp@recife.ifpe.edu.br;

O assunto do e-mail é: [Campus Recife][voluntário(a)][Nome do(a) Pesquisador(a)][ Nome do(a) estudante];

Os documentos exigidos para estão no Art. 48, §3º. do Regulamento.


O Acompanhamento das atividades de Iniciação Científica:

O acompanhamento da execução dos Planos de Atividades é realizado pela DPPI – Divisão de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação vinculada à DPP, por meio das frequências mensais e dos Relatórios Parcial e Final, preenchidos pelos(as) estudantes e orientadores(as), e entregues em data estabelecida pela PROPESQ.

Para conhecer o regulamento da Iniciação Científica no IFPE, acesso aqui.