Início do conteúdo

A língua estrangeira como um caminho para a inclusão


https://www.ifpe.edu.br/imprensa/banco-de-pautas/a-lingua-estrangeira-como-um-caminho-para-a-inclusao

Notícias

A língua estrangeira como um caminho para a inclusão

Professora do IFPE desenvolve um curso de Língua Inglesa voltada para pessoas com Síndrome de Down por publicado: 01/02/2017 16h55 última modificação: 01/02/2017 16h55

Aos 33 anos, Amanda Ferreira reserva as manhãs das quartas-feiras ao aprendizado da língua inglesa no Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (Celle) do Campus Recife. Ela assiste às aulas como preparação para uma seleção de mestrado na área de Educação Especial voltada para a Inclusão. Amanda, que nasceu com a Síndrome de Down, está no caminho para a realização de seu sonho graças à iniciativa da professora Denise Barbosa, do IFPE, que criou um curso básico de inglês voltado para pessoas com a síndrome.

A ideia surgiu depois da experiência de Denise com mais de um ano lecionando inglês ao próprio sobrinho, que também tem a deficiência. Os resultados positivos observados pela professora a motivaram a criar um plano de aulas de inglês básico que posteriormente foi apresentado ao grupo Down Mais, formado por pais de pessoas especiais, e à coordenação do Celle. Após chamada pública feita no site do IFPE, o curso iniciou em abril deste ano com duas turmas – manhã e tarde -, e tem a expectativa de continuação em 2017.

Procurando desenvolver nos estudantes diferentes habilidades, como a escrita, escuta e conversação, a proposta central, segundo Denise, é trabalhar o inglês de maneira lúdica, com ênfase nas situações do cotidiano e a vivência dos alunos. “Além do conteúdo, estamos também preocupados em formar cidadãos e valorizar a autoestima”, disse.

A estudante Amanda Ferreira aprova os métodos usados pela professora, como a repetição de imagens e o uso de dispositivos digitais. “Com a repetição de imagens, eu estou superando minhas dificuldades, principalmente com a escrita”, conta Amanda. De acordo com Denise, é visível a satisfação dos alunos. “Eles sempre reportam a alegria de frequentar as aulas. As faltas são raras e todos participam ativamente”, avaliou.

Os pais aprovam a iniciativa e já comemoram os resultados. Para Catarina Ferreira, mãe de Amanda, o estudo da língua ajuda no desenvolvimento, oferecendo também mais oportunidades. “Nós estamos contentes porque nossos filhos estão interessados e aprendendo. Tenho percebido mudanças positivas, como o maior interesse pelo computador e a procura por assuntos relacionados ao inglês”, esclarece. 

A felicidade sentida por Catarina é compartilhada por Paulo Nazário, pai de Daniela Nazário, outra estudante do curso básico. “Daniela já tinha o interesse latente na língua. Agora, ela já consegue contar até 30, sabe falar as cores e chama atenção para as informações em inglês nas placas turísticas”, explica. Paulo também cita o aumento no grupo de amigos da filha como outro importante ganho, já que ajuda no processo de socialização. 

Além dos benefícios diretos para os alunos e suas famílias, o curso oferece oportunidade de aprendizado para demais estudantes dos cursos regulares do IFPE. Atualmente, Denise conta com o auxílio de cinco voluntários do segundo período do curso de Gestão em Turismo, além de duas alunas – uma voluntária e uma bolsista – do curso Técnico de Eletrotécnica.

Para a professora, o curso mostra que o Instituto está aberto para estudantes com diferentes perfis. “É um imenso prazer ter estas pessoas tão especiais ao meu lado construindo o próprio saber e vibrando a cada avanço. Por isso, a inclusão é um dever de toda a Instituição pública ou privada”, reforça.   

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 10/08/2023

Fim do conteúdo