21.797 candidatos fazem prova do Vestibular do IFPE

Pela primeira vez, provas são aplicadas em comunidades indígenas e quilombolas. Tema da redação foi “A liberdade de expressão na internet: possibilidades e limites”

Antes das 7h da manhã, Gabriela Cristina Alves e Priscila Maria da Silva, ambas com 15 anos, já estavam em frente ao Campus Recife do IFPE para realizar a prova do Vestibular 2020.1, que começou às 9h. Elas estão entre os 21.797 candidatos que compareceram ao exame para disputar 4.715 vagas em 61 cursos, distribuídos em técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). “Estudamos o ano inteiro, fazendo cursinho preparatório. Nosso sonho é estudar no IFPE”, contam as amigas, que concorrem ao curso de Saneamento Ambiental, na modalidade integrado ao Ensino Médio.

Outros 4.414 faltaram à prova, gerando um índice de abstenção de 16,84%. O tema da redação para os que concorrem aos cursos superiores foi “A liberdade de expressão na internet: possibilidades e limites”.

Os exames foram aplicados nas cidades dos 16 campi do Instituto. Pela primeira vez, a prova também foi realizada em comunidades indígenas e quilombolas. O vestibular ocorreu na comunidade do povo Tuxá, em Inajá, em três escolas do povo Xukuru, em Pesqueira, e em Bom Conselho, atendendo a comunidade remanescente de vários quilombos. “É uma forma de inclusão, de fortalecer o acesso ao IFPE e de aproximação aos povos do campo”, explica Thamiris Queiroz, presidente da Comissão do Vestibular (CVEST).

Para Samaratá Pajeú, do povo Tuxá, esse dia é um marco histórico para a sua comunidade. “É a primeira vez que uma instituição federal vem aqui para o nosso povo oferecer oportunidade de cursos técnicos e superiores. Temos que ocupar esses espaços para mudar a história. Esperamos que outras instituições também se adequem a nossa realidade”, ressalta.

Márcia Rodrigues, da comunidade Angico, levantou cedo para recepcionar os candidatos no EREM Frei Caetano, local onde foram aplicadas provas para os candidatos de comunidades quilombolas. “Essa parceria realizada com o IFPE é fundamental para o movimento quilombola. Agradecemos muito pela iniciativa”, comemora.

As secretarias de educação do Recife e de Jaboatão dos Guararapes realizaram ações em frente ao campus Recife do IFPE, distribuindo água, frutas, cereais e canetas aos estudantes da rede pública dos respectivos municípios. Em Jaboatão, cerca de 2 mil alunos assistem aulas aos sábados, num cursinho preparatório para o IFPE e para as escolas técnicas estaduais de Pernambuco. “Trabalhamos com provas anteriores e também realizamos um trabalho sobre todos os cursos que são oferecidos no IFPE para que os alunos escolham o mais adequado para eles”, conta a secretária municipal de Educação de Jaboatão, Ivaneide Dantas.

GABARITO – O gabarito das provas será divulgado a partir das 16h deste domingo (15) no site cvest.ifpe.edu.br. Quem discordar do resultado poderá interpor recurso somente nesta segunda (16). Os resultados das análises dos recursos serão divulgados junto com o gabarito definitivo, no dia 20, a partir das 17h. A divulgação do listão dos aprovados está prevista para o dia 9 de janeiro de 2020.

CONCORRÊNCIA – O curso mais procurado na modalidade Integrado ao Ensino Médio é o Técnico em Segurança do Trabalho (manhã) do Campus Recife, que registrou 33,65 candidatos por vaga. Na sequência, estão os cursos Química (manhã) com 32,65 e Edificações (manhã) com 25,30, também ofertados no Campus Recife.

Na modalidade Subsequente, que exige o Ensino Médio completo, o curso de maior concorrência foi Técnico em Enfermagem (tarde) do Campus Belo Jardim com 11,57 candidatos por vaga. A segunda posição ficou com o Técnico em Eletrotécnica (noite), do Campus Recife, registrando uma concorrência de 10,45 por vaga. O terceiro mais concorrido foi Mecânica (noite) também do Campus Recife, com um total de 9,18 candidatos disputando uma vaga.

Já em relação aos cursos superiores, o posto de mais concorrido ficou com o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã) do Campus Recife, com 18,35 candidatos por vaga. Em seguida, estão Design Gráfico (manhã) do Campus Recife com 14,42 e Engenharia Civil (noite) do Campus Afogados da Ingazeira com 13,05.