Aberta oportunidade de intercâmbio nos EUA para docentes de inglês

Interessados/as podem se inscrever até o dia 15 de janeiro de 2024

O Departamento de Relações Internacionais (DRIN) informa que a Fulbright e a Capes estão com inscrições abertas para um programa que vai selecionar 270 professores/as de Inglês de todo o Brasil para intercâmbio de seis semanas nos Estados Unidos com as despesas pagas.

A oportunidade é referente ao processo seletivo regido pelo Edital nº 32/2023, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2024.

Os requisitos para participar são:

• Possuir nacionalidade brasileira. No caso de estrangeiro, ser residente no Brasil com visto permanente;
  • Ser professor/a concursado/a, com estágio probatório concluído e estar ministrando, no ato da inscrição e até a implementação da bolsa, aula de língua inglesa na rede pública estadual, municipal ou distrital de educação básica;
  • Carecer, quando da concessão da bolsa, em seu exercício laboral por tempo não inferior a cinco anos para obter aposentadoria;
  • Realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP, conforme edital do programa;
  • Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para objetivos similares ao deste edital.

Observação: Não serão aceitas candidaturas de professores/as contratados/as em caráter temporário. Os/as candidatos/as que obtiverem pontuação superior a 549 não são elegíveis para esta edição do programa.

Os benefícios são: passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; ajuda de custo, no valor de USD700; reembolso da taxa de solicitação de visto (MRV) no valor de USD185; deslocamento nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto; alojamento no campus universitário; Seguro saúde; alimentação; taxas escolares; materiais didáticos a serem utilizados nos cursos; passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida.

Sobre a Comissão Fulbright

A Comissão Fulbright, desde 1957, já beneficiou mais de 5.000 brasileiros e 3.500 americanos. No mundo, já foram concedidas em 75 anos pelo programa Fulbright mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

>>> Para se inscrever, conferir o edital e mais informações, acesse aqui.