Abertas inscrições para candidaturas ao Consup

Procedimento deverá ser efetuado através do email até o dia 16 de outubro

Estão abertas até o dia 16 de outubro as inscrições de candidatos interessados em ocupar uma vaga no Conselho Superior do IFPE (Consup) para o biênio 2021-2023. De acordo com o edital, o procedimento deverá ser efetuado através do email eleicoesconsup@reitoria.ifpe.edu.br

Estão aptos a concorrer a uma cadeira no conselho, servidores ativos (docentes e técnicos-administrativos) e aposentados, além de discentes a partir dos 18 anos, regularmente matriculados ou egressos do IFPE. No ato da inscrição, o candidato deverá enviar cópias escaneadas do documento oficial de identificação com foto, ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo III do edital) e documentação que comprove sua qualificação para o segmento pretendido.

O prazo para realização de campanha eleitoral vai de 23 de outubro a 22 de novembro e será veiculada através dos meios digitais informados pelos candidatos na inscrição.

Pleito – As eleições vão acontecer das 8 horas do dia 25 de novembro até as 20 horas do dia 26 de novembro, de forma virtual, através do sistema Fluxo IFPE. Todo o processo eleitoral será conduzido por uma comissão formada por três conselheiros titulares e, no impedimento desses, por servidores da Reitoria, indicados pela Presidência do Conselho Superior.

Para poder votar, o eleitor, ainda não cadastrado junto ao Acesso Unificado do IFPE, deverá realizar seu cadastro no período entre 13 de outubro e 13 de novembro, através do endereço eletrônico http://acesso.ifpe.edu.br

Sobre o Conselho – O Consup é o órgão máximo da instituição e tem caráter consultivo e deliberativo. É também responsável por aprovar diretrizes de atuação institucional, além de deliberar sobre a política educacional, programas e projetos institucionais bem como questões administrativas. Seus membros são escolhidos pela comunidade acadêmica a cada dois anos. Confira abaixo a formação do colegiado:

• O(a) reitor (a) como presidente
  • Representação de 2/3 do número de campi destinada a servidores docentes
  • Representação de 2/3 do número de campi destinada ao corpo discente
  • Representação de 2/3 do número de campi destinada aos técnicos-administrativos
  • dois representantes dos egressos, sendo um da área agrícola e um da área industrial
  • seis representantes da sociedade civil, sem vínculo funcional ou estudantil com o IFPE, sendo dois indicados por entidades patronais, dois indicados por entidades dos trabalhadores, dois representantes do setor público e/ou de empresas estatais, designados na forma regimental
  • um representante do Ministério da Educação, designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
  • representação de 2/3 (dois terços) dos Diretores Gerais de Campi
  • um representante dos servidores aposentados

=> Consulte a resolução do CONSUP nº 48 de 2020 com o edital do processo eleitoral