Abertas inscrições para o Programa Cidadão Global-Conif

Estudantes do IFPE podem se inscrever até 13 de outubro. Programa tem parceria com instituições colombianas.

Estão abertas, até o dia 13 de outubro, as inscrições para o programa Cidadão Global-Conif, que selecionará estudantes dos Institutos Federais para receber bolsas de mobilidade acadêmica internacional em instituições na Colômbia.

O edital foi lançado durante a 137ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada no dia 11 de setembro, em comemoração aos 15 anos da Rede Federal.

Essa oportunidade inédita é destinada a estudantes de cursos do ensino técnico (integrados, concomitantes, subsequentes, regime de alternância e PROEJA) e superior (graduação tecnológica, licenciaturas e bacharelados) de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculadas ao Conif, entre elas o IFPE.

Os/as estudantes selecionados/as poderão realizar atividades de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação por 90 dias. Ao todo, cinco estudantes – um de cada região do país – serão contemplados/as com a bolsa, sendo três de Nível Técnico e dois que estejam cursando a Graduação.

Para se inscrever, é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos:

• Ter idade mínima de 18 anos até a data da publicação do resultado final do edital;
  • Não ter sido contemplado/a em edições anteriores de programas de intercâmbio ofertados pelo Conif;
  •  Não ter recebido nenhuma das seguintes medidas disciplinares nos últimos 12 meses;
  • Possuir Coeficiente de Aproveitamento Acadêmico (CAA), ou equivalente, igual ou superior a 75%;
  • Possuir, no mínimo, nível B2 de proficiência na língua espanhola de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas a ser aferido durante a entrevista;
  • Ter um/a docente da sua instituição de origem como orientador/a para o projeto selecionado.

Bilhetes aéreos, seguro viagem e passaporte serão garantidos, de forma integral pelo Conselho, assim como a bolsa de estudos no valor de 20 mil reais para custos de moradia, transporte, alimentação e outros.

O período de inscrições estará aberto até o dia 13 de outubro. A seleção será feita por meio de sorteio e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 6 de novembro. Os/as estudantes devem estar na Colômbia, para iniciar os estudos no país, em março de 2025.

>> Acesse aqui o formulário de inscrição.

Todos os eventuais esclarecimentos relativos aos projetos ofertados, bem como o planejamento e execução das atividades são de responsabilidade das respectivas instituições estrangeiras, devendo o/a próprio/a estudante contatar a instituição de seu interesse para esclarecer dúvidas. Os e-mails para contato deverão ser solicitados, pelo estudante, à Diretoria Internacional do Conif através do e-mail internacional@conif.org.br

Estudantes do IFPE também podem buscar orientações com o setor de Relações Internacionais do seu respectivo campus.

Confira os contatos:

Abreu e Lima – ari@abreuelima.ifpe.edu.br