Abertas inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2024

Estudantes podem se inscrever até 13 de agosto

Estão abertas, até 13 de agosto, as inscrições do Programa Jovens Embaixadores (JE) 2024, promovido pelo Departamento de Estado Norte-Americano. O programa oferece intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos a estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública.

Para concorrer a uma vaga no JE, são pré-requisitos: ter entre 15 e 18 anos; estar matriculado/a no Ensino Médio da rede pública (é preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2023); ter excelente desempenho escolar; ter boa fluência em Língua Inglesa; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; e estar envolvido/a em alguma iniciativa de empreendedorismo e impacto social há pelo menos 6 meses; entre outros.

Os jovens selecionados participarão de um intercâmbio de curta duração nos EUA com oficinas sobre liderança, projetos de empreendedorismo social e reuniões com representantes do governo norte-americano. As despesas de participação no intercâmbio serão custeadas pelo JE, exceto as despesas para emissão de passaporte.

O programa acontecerá entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024, primeiramente com uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil, no mesmo local onde ocorrerá o embarque para os EUA.

798 estudantes já foram beneficiados pelo programa, que é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA e implementado pelo Grupo Mais Unidos no Brasil.

Detalhes sobre o processo de inscrição podem ser acessados no edital disponível aqui.

Para saber mais informações e se inscrever, acesse aqui também o site do programa.