Abril Indígena lança podcasts sobre Memórias, Saberes e Territórios Indígenas em Pernambuco

Durante este mês serão divulgados seis episódios trazendo entrevistas com estudiosos e integrantes dos povos indígenas do estado

O mês de abril tem se destacado, sobretudo nos últimos anos, como um período que marca importantes lutas dos povos indígenas no Brasil. Infelizmente, nossos povos originários ainda resistem e lutam nos dias de hoje para terem seus direitos respeitados, suas terras demarcadas, suas tradições reconhecidas e valorizadas e continuam sendo alvos de diversos atos violentos que só destroem suas vidas e suas terras.
Diante dessa realidade e somando forças para que essa situação se reverta, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promove todos os anos a campanha Abril Indígena. Nesta edição de 2021, ainda com o cenário de pandemia da Covid-19 e aproveitando o surgimento de novas tecnologias digitais, a iniciativa irá focar na produção de podcasts para veicular conteúdos interessantes, em formato de áudio, que terão como viés principal a temática “Memórias, Saberes e Territórios Indígenas em Pernambuco”.
Serão divulgados, ao todo, seis podcasts, que trarão entrevistas com estudiosos e nomes de destaque do movimento indígena em Pernambuco. A proposta da ação é  estimular a troca de saberes com intuito de valorizar a diversidade e fortalecer a resistência dos povos indígenas.
Confira, abaixo, os podcasts lançados:
      • Dia 13/04 – Episódio 01: Contexto urbano – entre racismo e invisibilidade, com João Luiz Vieira, Xukuru do Ororubá e mestrando em Geografia da UFPE; e Thyara Freitas, Pankararu e mestranda em História da UFRPE.

• Dia 15/04 – Episódio 02: Desafios da atuação na temática indígena em âmbito escolar – relatos de experiências no IFPE, com João Paulo, docente do Campus Garanhuns; Felippe Luís Maciel, docente do Campus Belo Jardim; Marcela Moura, discente do Campus Pesqueira; e Mirelle Stéphanie, discente do Campus Recife. Mediação: Fellipe Fernandes  (Assessor de comunicação do IFPE)

• Dia 20/04 – Episódio 03: Pedagogia – Educação e Temáticas Indígenas no Contexto Escolar. Participam do debate: Maciel Henrique Silva – coordenador do NEABI/Campus Recife (mediador) Edson Eli Silva – professor de História UFPE.

• Dia 22/04 – Episódio 4: Desafios da atuação com a questão indígena no âmbito escolar: Relatos de Experiências no IFPE (parte 2). Do debate, participam: Valdemir Mariano, diretor-geral do Campus Pesqueira; André Gonçalves, coordenador de Extensão Rural da Proext; e Halda Simões, técnica em Assuntos Educacionais do Campus Garanhuns. A mediação fica por conta do jornalista Fellipe Fernandes, assessor de Comunicação do IFPE.