Início do conteúdo

Acolhimento e entusiasmo marcam início dos cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras em seis campi do IFPE

As atividades iniciaram no dia 28 de julho, nos campi Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Recife


O início das aulas dos cursos ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi repleto de expectativas e entusiasmo. As atividades de recepção dos alunos ingressantes neste segundo semestre ocorreram nos dias 28 e 29 de julho nos campi Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Recife.

Nas boas-vindas, as equipes locais do Programa se esforçaram para acolher cada aluno ingressante. Nos seis campi, estudantes receberam os uniformes, os materiais didáticos e os kits pedagógicos, composto por mochila, caderno, estojo e outros materiais escolares. Eles puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do Programa, dos cursos e conheceram as equipes pedagógicas envolvidas. As turmas ainda fizeram tour pelos campi, conheceram mais sobre o IFPE, sua estrutura e missão institucional.
Ao todo, 15 turmas tiveram início no IFPE. No Campus Cabo, o curso que começou foi o de Almoxarife.

No Campus Igarassu, os ingressantes são dos cursos de Ajudante de Elétrica e Almoxarife. Em Ipojuca, tiveram início os cursos de Ajudante de Instrumentação e Montador de Andaime. Já em Jaboatão, a turma é de Auxiliar de Serviços Diversos. No Campus Caruaru, as turmas iniciantes são dos cursos de Instrumentista Industrial, Eletricista Industrial, Mecânico Montador de Máquinas Industriais e Soldador. Em Recife, tiveram início os cursos de Ajudante de Mecânico e Eletricista Industrial.

A estudante venezuelana Carmen Mijares González e seu filho Franklin González, ingressantes do curso de Ajudante de Mecânico do Campus Recife, chegaram em Pernambuco há menos de um ano e viram no Programa uma alternativa para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho e de contribuir para a estabilidade da família no Brasil. “Espero que este curso nos dê mais oportunidades e permita que outras portas sejam abertas para mim e para meu filho”.

A coordenadora do Programa no Campus Igarassu, Renata Queiroz, ressalta a importância da atividade de recepção. “É o começo de uma nova jornada formativa. Fazer esta abertura aqui permite que os estudantes saibam mais sobre o Programa e criem as melhores expectativas”.

Fim do conteúdo