Assinada ordem de serviço para construção do IFPE Olinda

Sede própria será erguida no bairro de Casa Caiada. Obra começa no dia 8 de janeiro

A ordem de serviço para a construção do Campus Olinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) foi assinada na manhã desta segunda-feira (11), numa cerimônia realizada no no Mercado Eufrásio Barbosa. O prédio com cerca de 6.500 m² de área projetada será erguido num terreno de cerca de 2,5 hectares no bairro de Casa Caiada, a partir do dia 8 de janeiro. A previsão é de que as obras sejam concluídas até março de 2025.

Com recursos iniciais na ordem de R$ 25 milhões do Governo Federal, o Campus terá capacidade para atender 1.200 estudantes e contará com 16 salas de aula, 12 laboratórios, 15 salas administrativas e pedagógicas, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 200 pessoas, área de convivência, guarita, castelo d’água, reservatório de água potável, passarelas cobertas e elevadas, pavimentação, paisagismo e estacionamento para 182 vagas.

Todo o projeto atenderá às normas de acessibilidade. No aspecto da sustentabilidade, o campus será entregue com sistema de energia solar instalado, além de reservatório de águas pluviais para reuso.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, a diretora-geral do IFPE Olinda, Luciana Tavares, o prefeito de Olinda, Lupércio do Nascimento, a diretora do Departamento de Obras e Projetos do IFPE, Virgínia Gouveia e o representante da empresa vencedora da licitação – Directa Engenharia & Projetos, Bruno Albuquerque.

“Aqui a gente garante a construção, com a ordem de serviço. Entretanto, o IFPE Olinda já possui alicerces fortes, construídos ao longo desses anos. Mesmo sem uma sede própria, é um Campus que já possui a verticalização completa do ensino, oferecendo desde o Integrado até a pós-graduação. Que os alicerces que serão construídos sejam tão fortes quanto os que já existem”, enfatizou o reitor do IFPE. Já a diretora do IFPE Olinda se emocionou ao relembrar as lutas travadas para que o Campus fosse erguido. Ela fez questão de agradecer a todos os estudantes e servidores que se empenharam para a conquista.

O diretor de Desenvolvimento da Rede relembrou toda a sensibilidade envolvida na solicitação de recursos por parte dos gestores do IFPE. “Nunca me pressionaram. Tocaram pela sensibilidade”, confessou Bregagnoli, recordando que guarda até hoje uma foto realizada no Campus Olinda, quando intensificaram as tratativas, já no governo Lula, para obtenção de verbas com objetivo de tirar a construção do papel. O anúncio formal foi realizado pelo próprio presidente da República durante inauguração do Campus Paulista do IFPE, alguns meses mais tarde, em junho de 2023.

A cerimônia contou ainda com apresentação instrumental do grupo Saxofrevo. Entre as músicas executadas, o Hino de Pernambuco.

O CAMPUS – O IFPE Olinda é o único dos 16 campi que compõem a instituição que ainda não possui sede própria. Abriu as portas no ano de 2014, num espaço provisório cedido pela Prefeitura de Olinda, exatamente no Dia dos Professores, com uma aula inaugural para estudantes dos cursos de Artes Visuais e Computação Gráfica, que funcionam até os dias atuais. No espaço, também começou a ser oferecido o Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

A demora da construção do Campus ocorreu devido à escassez de espaços que contemplassem os critérios para a implantação do Campus em Olinda, o que levou a desgastantes desafios jurídicos. O terreno doado pela Prefeitura no bairro de Casa Caiada teve que ser decretado como área de utilidade pública para só, em 2019, ser desapropriado uma sentença levada às últimas instâncias do Poder Judiciário, favorável ao município.

Em 2019, para ampliar vagas e oferecer novos cursos, o IFPE Olinda alugou um prédio no bairro de Jardim Atlântico, onde passaram a ser oferecidos os cursos de Editor de Maquetes Eletrônicas (modalidade Proeja), Técnico Integrado ao Ensino Médio em Computação Gráfica e do Superior de Tecnologia em Produção Multimídia, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Regência, Canto Popular e Inglês Básico. Houve ainda a incrementação de cursos de extensão, como o de Teatro, o de Geometria Analítica e o de Escultura Digital. No Campus, também foi implantado de forma pioneira o Núcleo 60+, com ações voltadas para o público idoso.

Com o novo espaço, o IFPE Olinda poderá ampliar a oferta de cursos existentes. Atualmente, há projetos em andamento para criação do Técnico em Música, Superior Tecnólogo em Artes Visuais, além de três pós-graduações, sendo elas Design e Tecnologia para Educação, Música na Educação Básica e Artes Visuais e Educação Pós-Colonial. Essas especializações terão um profundo impacto na qualidade da educação proporcionada por instituições públicas ou privadas, uma vez que seu público-alvo são justamente professores ou futuros docentes.