Início do conteúdo

Aula inaugural do Programa Autonomia e Renda celebra início dos cursos no Instituto Federal de Pernambuco

Evento aconteceu no Campus Abreu e Lima, e reuniu estudantes, professores e gestores das duas instituições


As turmas de Auxiliar de Serviços Diversos, Almoxarife e Ajudante de Elétrica dos cursos ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras, nos campi Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu do IFPE celebraram o início das atividades com a Aula Inaugural realizada no dia 29 de outubro.

O evento ocorreu no auditório do IFPE Campus Abreu e Lima e contou com a presença de gestores da Petrobras e do IFPE, parceiros na execução do Programa, junto com a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul). A solenidade marcou o início da oferta de cursos em Pernambuco que prometem transformar a vida dos selecionados por meio da qualificação profissional.

Na mesa de honra da cerimônia, estiveram presentes o Reitor do IFPE, José Carlos de Sá; a Gerente Interina de Responsabilidade Social da Regional Espírito Santo e Nordeste da Petrobras, Lorena da Silva Lopes; a Pró-Reitora de Extensão do IFPE, Laura Silva; o Coordenador do programa no IFPE, James Lima, os/as Diretores/as-Gerais dos campi Abreu e Lima e Igarassu, Fátima Cabral e Lincoln Tavares, além do Diretor de Ensino do Campus Cabo de Santo Agostinho, Thiago Câmara.

Inclusão e superação

Na plateia, os primeiros 184 alunos selecionados acompanharam atentos as apresentações e tiveram a oportunidade de conhecer as possibilidades que o Programa Autonomia e Renda Petrobras ofertará para cada um deles.

Com o tema “A importância da qualificação profissional para o acesso ao mercado de trabalho”, a aula inaugural foi conduzida pela Gerente de Saúde da Refinaria Abreu e Lima, Jamile Lins. Ex-estudante do IFPE, ela abordou as diversas oportunidades e possibilidades que a qualificação pode trazer para a carreira dos futuros profissionais. Jamile relacionou as chances que teve em sua carreira à sua formação no IFPE. “A união do Programa com os Institutos Federais, é a aposta no poder transformador da educação. No IFPE, não aprendi apenas sobre a minha área técnica e meu curso, mas sobre sociedade, sobre a vida, me desenvolvi bastante e hoje falo em nome de uma empresa do porte da Petrobras”, relatou com orgulho sua trajetória profissional.

Orgulho e superação também entre os alunos. Para Rozilene Rodrigues dos Santos, selecionada para o curso de Almoxarife no IFPE Campus Igarassu, sua vida é um exemplo de como lidar com obstáculos e adversidades sem desacreditar ou deixar de lutar por seus sonhos. “Pretendo mostrar que mesmo sendo PCD auditiva oralizada, com mais de 40 anos, mãe solo de uma filha autista, e fora do mercado há 4 anos, ainda é possível recomeçar, se atualizar e dar o melhor profissionalmente. Nunca é tarde para novos desafios, só precisamos de uma oportunidade.”, declarou.

Parceria

O coordenador do programa no IFPE, James Lima, não escondeu seu entusiasmo ao falar do Programa Autonomia e Renda Petrobras. “O convite da Petrobras e do IFPE é de que nossos estudantes aproveitem essa oportunidade de formação, usufruam desse esforço que agora se materializa. Aqui se inicia uma grande trajetória para vocês e, consequentemente, para as duas instituições”, concluiu.

O Reitor do IFPE, José Carlos de Sá, ressaltou a relevância da parceria firmada entre o Instituto e a Petrobras para executar o programa, que tem em Pernambuco o seu maior quantitativo de vagas. Para o Reitor, a expertise construída pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi fundamental para a escolha. “O Programa Autonomia e Renda chega para nós como uma grande oportunidade de trabalho, e é um sinal claro de que a Petrobras tem a consciência de que o crescimento econômico não pode estar dissociado do desenvolvimento social. Estamos prontos para atender às expectativas desse grande investimento com bastante dedicação e experiência na formação de pessoas em diversos níveis”, afirmou o reitor.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.

Nos próximos 4 anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fim do conteúdo