Notícias
Aula Magna oficializou início das aulas do Mestrado Profissional em Enfermagem do IFPE
Solenidade de Aula Inaugural foi presidida pelo reitor José Carlos de Sá
Na manhã desta quarta-feira, 19/02, ocorreu, no auditório do Campus Pesqueira, a aula inaugural da primeira turma do primeiro Mestrado Profissional em Enfermagem da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
Além do reitor José Carlos de Sá, que presidiu a solenidade da aula inaugural do mestrado, o dispositivo de honra foi formado pela diretora-geral do IFPE Pesqueira, Fabiana Júlia, pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Gabriela Falcão; pela pró-reitora de Ensino, Magadã Lira; pelo coordenador de pós-Graduação, Gueber Santos; pelo gestor do Departamento de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do IFPE Pesqueira, Nelson Galindo; pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-IFPE), Guilherme Guarino, pelos diretores-gerais dos campi Belo Jardim e Abreu e Lima, Carlos Alberto Campos e Maria de Fátima Cabral, que também contam com docentes lecionando no Mestrado Profissional Enfermagem do IFPE Pesqueira.
Completaram o dispositivo de honra como convidadas externas, a vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Thaíse Torres, a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Pernambuco (ABEN-PE), Maria da Penha de Sá; e a professora Ana Karina Pinheiro, em nome da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Em todos os discursos, a tônica principal foi a emoção pela conquista do mestrado pela região agreste de Pernambuco, seguindo a via da interiorização da pós-graduação como forma de diminuir as desigualdades de acesso para profissionais de saúde que atuam em regiões distantes dos grandes centros urbanos.
A diretora-geral Fabiana Júlia destacou que o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do IFPE estabelece um marco na atuação da Rede Federal em formações na área de saúde, no âmbito da verticalização da educação profissional e tecnológica. Já o reitor José Carlos de Sá enalteceu a dedicação de servidores e servidoras envolvidos na concretização do mestrado e reconheceu o esforço do Governo Federal em investir na educação.
Após os discursos das autoridades acadêmicas presentes, teve início a Aula Magna “Mestrado Profissional em Enfermagem: cenário, perspectivas e avanços”, ministrada pela professora Dra. Ana Karina Bezerra Pinheiro, que é doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professora titular, diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem/UFC e atual coordenadora da área de Enfermagem da CAPES.
Ela também é orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC (Conceito 7 – CAPES), supervisora de pós-doutorado e já coordenou diversos projetos de pesquisa nacionais e internacionais.
A professora Ana Karina abordou, entre outros pontos, a incidência dos cursos de pós-graduação em Enfermagem no Brasil e o pioneirismo do Instituto Federal de Pernambuco com essa iniciativa, bem como os horizontes que ora se descortinam para a criação de um futuro doutorado em Enfermagem que possa vir a ser implementado pela Instituição.