Colégio de Dirigentes discute segurança no ambiente escolar

Colegiado, composto por Reitor, Diretores-Gerais e outros gestores da reitoria encaminhou medidas de incentivo à cultura de paz e de segurança da comunidade acadêmica

Nesta sexta-feira, 14, o Colégio de Dirigentes do IFPE (Codir), colegiado que congrega Reitor, Diretores-Gerais e outros gestores da Reitoria, esteve reunido para tratar da pauta dos episódios de segurança ocorridos em ambientes escolares e como o IFPE pode agir para reduzir riscos e contribuir com a cultura de paz. Para a reunião, o Codir contou com a participação do Tecnólogo em Segurança Pública do Instituto, que vem trabalhando as questões relativas à segurança institucional e assessorando a Reitoria e os campi desde 2020.

Na reunião foram socializadas todas as ações, em nível de gestão, que já vem sendo realizados junto às autoridades de segurança pública federais, estaduais e dos municípios onde temos campi. A Polícia Federal, inclusive, se disponibilizou a oferecer uma formação aos gestores educacionais da instituição. Em consonância com as recomendações recebidas, os Diretores-Gerais dos campi foram orientados a manter o diálogo que já vem sendo realizado com os órgãos de segurança locais para encaminhar da forma correta quaisquer situações que requeiram atenção e tranquilizar a comunidade escolar.

Outro aspecto tratado foi a aprovação da construção de um plano de ação fundamentado numa perspectiva educativa e de formação das pessoas, que reforce e valorize o papel da escola como um ambiente de prevenção a casos de violência. Neste sentido, os gestores puderam discutir, com base em conhecimento científico, as consequências dos discursos de ódio às minorias, desrespeito às diferenças e exposição constante à violência – com essencial contribuição de redes, jogos e plataformas digitais, e assim encaminharem a organização de ações formativas para servidores, estudantes e outros membros da comunidade acadêmica, no sentido de torná-los agentes de prevenção.

Foi aprovado, ainda, um protocolo, em nível de gestão, para o encaminhamento de eventuais casos de violência. Dessa forma, a Reitoria e os campi poderão agir de forma padronizada, ordenada e estratégica, e dar as melhores condições para que o IFPE siga sendo um ambiente de aprendizado, de respeito, de paz e de segurança, como deve ser uma instituição criada para promover a transformação de vidas através da educação.