Colégio de Dirigentes do IFPE discute sobre programas de assistência estudantil

Reunião tratou sobre o Programa Pé-de-Meia, Programa de Alimentação e Nutrição Escolar e de Combate ao Assédio Sexual.

O Colégio de Dirigentes do IFPE, colegiado que congrega os/as Diretores/as-Gerais, os/as Pró-Reitores/as e o Reitor, realizou ontem (18) uma reunião para tratar sobre o desenvolvimento de 3 programas de assistência estudantil no instituto: Programa de Alimentação e Nutrição Escolar, Programa Pé-de-Meia e Programa de Combate ao Assédio Sexual.

Entre outras questões, foram apresentados durante o encontro os resultados da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 2023, com o atendimento de mais de 4000 estudantes e a implementação do programa em mais 3 campi, completando o quadro de 10 unidades que desenvolvem o programa. Nos últimos dois anos, o IFPE também dobrou o número de campi que executam o PNAE e projeta a implementação em pelo menos mais outros 2 campi para 2024.

Sobre o Programa Pé-de-meia, foram informados os objetivos e a metodologia de acompanhamento do programa, bem como os número de estudantes, cerca de 2.800, considerados elegíveis para o programa, que está em fase piloto.

>>Mais informações sobre o Programa Pé-de-Meia.

Quanto ao programa de combate ao assédio sexual, foram debatidos os avanços dos instrumentos institucionais para a prevenção das diversas formas de violência. Foi feito um balanço das ações de formação especializadas sobre o tema para servidores que participam de comissões de processos administrativos instaurados pela instituição para combater possíveis casos de assédio. Observou-se, ainda, a importância do IFPE está demonstrando cada vez mais seu compromisso em ser uma instituição segura, acolhedora e preocupada com sua missão de promover a inclusão por meio da educação, minimizando as desigualdades e violências estruturais de nossa sociedade.

A reunião do CODIR contou com a presença do Prof. Felippe Maciel e Nathalia da Mata  – respectivamente, colaborador e diretora da DAE – Lenilton Souza, coordenador de gestão acadêmica, Daniela Torres, psicóloga do campus Recife, Laura Fabiana da Silva, pró-reitora de extensão e Procuradora Dra. Letícia Alcântara e do Corregedor Rafael Frias.

Confira imagens.