Notícias
Comunidades rurais de Moreno e Jaqueira recebem ações de projeto do IFPE
Participaram das ações, alunos dos cursos de Química, Saneamento, Edificações, Eletrônica, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica
Estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPE
atuaram levando ações extensionistas para as comunidades rurais de Padre Tiago, da cidade de Moreno e de Fervedouro, da cidade de Jaqueira.
Nos dias 24 e 25 de outubro, foram realizados projetos de irrigação, construção de plantas de casas, detecção de problemas elétricos e análise de água e solo dessas comunidades.
O grupo foi acompanhado pelos professores André Gonçalves e
José Neves (IFPE), pela docente Joana Dias (IFAC) e pelo assistente de alunos Esmeraldo Francisco e conduzido pelo motorista Jhonys Silva.
A visita faz parte da iniciativa Escola do Campo do IFPE, através do projeto Energizando a Vida de Mulheres Negras Camponesas, que desenvolve atividades em comunidades de posseiros, pessoas cujas famílias vivem há séculos nas terras, mas que são constantemente ameaçadas pelos
latifundiários.
Para Maurício Silva, da Comunidade Padre Tiago, a ação é “muito importante para o fortalecimento da comunidade”. Já Carlos Félix e Geovani Leão da Comissão Pastoral da Terra ressaltaram que estavam impressionados com a formação dos alunos e a disposição do grupo para resolver problemas dos territórios.
Alunos dos cursos de Química, Saneamento, Edificações, Eletrônica, Segurança do trabalho e Eletrotécnica participaram das ações, juntamente com as associações comunitárias e com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), sempre visando a melhoria das condições de vida de moradores dessas
regiões.
Para a estudante Thais Millena, do curso de Eletrotécnica, a experiência foi muito rica. “Estar nesse projeto é simplesmente perfeito, porque ele sempre me surpreende e abrange tanta coisa,” pontuou.
Kith Rufino, aluna de Edificações, destacou que foi muito gratificante poder unir os conhecimentos do grupo para ajudar quem precisa. “O trabalho em equipe que fizemos também mostrou o quanto todos haviam aprendido com a escola, ver todo mundo reunido com a intenção de ajudar uma comunidade”, afirmou.

