Conif e GIZ realizam webinar focado na inclusão feminina no setor de energias renováveis

Encontro será nesta sexta (03), às 10h30

Iniciando as celebrações ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) promoverão um webinar para servidores da Rede Federal com foco na inclusão de meninas e mulheres no setor de energias renováveis. O encontro irá apresentar o projeto “Ações Coletivas Interligadas” e está marcado para a sexta-feira (3/3), às 10h30 (horário de Brasília). Posteriormente, ocorrerão outras ações voltadas a comunidade acadêmica. Para participar, basta que os representantes das instituições interessadas acessem esse link no dia e hora marcada.

A ação está alinhada ao eixo estratégico de internacionalização do Conif, que diz respeito à implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, notadamente os objetivos referentes à qualidade da educação e equidade de gênero, conforme explica Ana Carolina Oliveira, assessora de Relações Internacionais do Conselho. “No webinar, representantes da GIZ compartilharão informações detalhadas acerca da iniciativa e destacarão de que maneira a Rede Federal pode participar da Ação”, completa.

O projeto “Ações Coletivas Interligadas” compõe um grupo de atividades no âmbito do Projeto Profissionais do Futuro – desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ. Uma das metas estabelecidas por meio do projeto é, até o final de 2023, elevar de 7% para 20% o número de mulheres egressas em cursos de formação profissional nesse segmento.

Oportunidades

O mercado de trabalho ligado a fontes de energia sustentáveis está em alta no Brasil. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia quase metade da energia elétrica produzida no país vem de fontes renováveis. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.

De acordo com dados do Governo Federal, em 2022 a energia eólica representou 10,9% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue a 13,6% ao fim de 2025. Já a energia solar representava 5% da matriz, tendo crescido 63%. Segundo o Ministério de Minas e Energia, só em 2020, a capacidade instalada em energia solar fotovoltaica cresceu 66% no país.

A produção de energia limpa pelo Brasil é destaque entre os países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2019, foi formada por 45% de fontes renováveis e 54% de fontes fósseis. Os números superam os demais países do bloco. As fontes de energia fósseis chegam a 97% na África do Sul, 94% na Rússia, 92% na Índia e 87% na China.

GIZ – O foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais, além de temas como formação técnica, transformação urbana e oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima. Trata-se de uma empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil há quase 60 anos. O trabalho de cooperação técnica Brasil-Alemanha é realizado em consonância com a Embaixada da Alemanha e em coordenação com a cooperação financeira implementada pelo Banco de Desenvolvimento KfW.

FONTE: Assessoria de Comunicação do Conif

Fotos: José Cruz e Ari Versiani/Agência Brasil