Notícias
Cresce número de servidores e estudantes em atividades de Pesquisa no IFPE
Indicadores refletem o fortalecimento da cultura científica e o aumento do engajamento da comunidade acadêmica
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) apresentou, em 2025, um crescimento nos indicadores relacionados às atividades de Pesquisa na instituição, evidenciando o fortalecimento da cultura científica e o aumento do engajamento da comunidade acadêmica.
De acordo com dados consolidados pela Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), houve um acréscimo de 10% no número de grupos de pesquisa certificados pela instituição no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já em relação ao quantitativo de servidores/as pesquisadores/as, o IFPE encerra o ano de 2025 com 455 servidores docentes ou técnico-administrativos envolvidos em projetos de pesquisa.
Segundo informações da Propesq, outro dado que reforça esse cenário positivo é o aumento no número de submissões válidas ao Edital de Iniciação Científica (IC). Em 2025, foram registradas 497 submissões, um número recorde em relação aos anos anteriores, demonstrando maior interesse e participação de estudantes e orientadores nas ações de fomento à pesquisa. “Ressalte-se ainda que, neste ano, os servidores técnico-administrativos do IFPE puderam participar ativamente na coordenação de projetos de Iniciação Científica”, destacou o diretor de Pesquisa, Flávio Albuquerque.
Números e resultados
O crescimento da área se reflete principalmente no número de projetos de pesquisa em andamento, que passou de 207 em dezembro de 2024 para 273 em dezembro de 2025. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Gabriela Lins Falcão, esses números evidenciam a expansão da produção científica e da capacidade investigativa da comunidade acadêmica da Instituto. “Os editais internos lançados, com oportunidades para todos e todas, a linguagem simples e os eventos desenvolvidos no decorrer do ano também contribuíram para aproximar servidores e servidoras da pesquisa, aumentando o engajamento e fortalecendo a formação ofertada pelo IFPE, nos diferentes níveis de ensino”, avaliou a gestora.
Os resultados confirmam o fortalecimento da pesquisa institucional e o compromisso do IFPE com a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo para a formação acadêmica, produção de conhecimento e desenvolvimento científico e tecnológico de Pernambuco e do país.
Comitê Científico de Pesquisa e outras ações
A Propesq celebra o cenário de crescimento e destaca que, no início de 2026, lançará uma chamada pública para composição do Comitê Científico de Pesquisa (CCP), um dos grupos de assessoramento à pasta, responsável por diversas ações institucionais que impactam na execução da Política de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da instituição. Qualquer pesquisador/a da instituição, independente de campus ou área do conhecimento, estará apto/a a se inscrever para o CCP. “A importância dessa iniciativa reside na construção democrática, com a possibilidade de ampla participação na atualização das diretrizes e dos regulamentos institucionais da Pesquisa”, afirmou a pró-reitora.
“A perspectiva para 2026 é que a Propesq realize novas ações para que a ampliação dos indicadores da pesquisa continue crescente, como a atualização dos nossos documentos norteadores, a viabilização da participação de estudantes no XV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorrerá em Fortaleza, entre outras novidades”, completou o diretor de Pesquisa.