Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Cabo conquista nota 4 do MEC

Nota atribuída atesta que o curso atende de forma satisfatória as dimensões observadas

O curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) do IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho recebeu nota 4,44 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A nota foi arredondada para o Conceito 4, atestando que o curso atende de forma satisfatória as dimensões observadas. A equipe de gestão do campus, docentes, técnico-administrativos e estudantes do curso receberam os/as avaliadores/as do MEC entre os dias 19 e 21/08.

O processo de avaliação do curso leva em consideração a infraestrutura disponível, as questões didático-pedagógicas, o corpo docente e a dimensão tutorial. Os indicadores de qualidade foram analisados com base no Instrumento de Avaliação de Curso Superior, que classifica os cursos entre os Conceitos 1 e 5. O Conceito 4 obtido sela o reconhecimento oficial do MEC ao curso de EAS do Campus Cabo de Santo Agostinho como indispensável para o desenvolvimento da região.

De acordo com o relatório final, os avaliadores destacaram que o corpo docente realiza atividades de extensão e pesquisa ao longo do curso, utilizando métodos inovadores de desenvolvimento dessas atividades (laboratórios, grupos de pesquisa, equipamentos, softwares e aulas de campo). A avaliação também sublinhou a que equipamentos e as formas de acesso à internet atendem às necessidades do curso, tanto sob o aspecto quantitativo, como qualitativo.

Para a pró-reitora de Ensino, profª Magadã Lira, a avaliação positiva do curso de EAS reflete o compromisso e a dedicação de toda a nossa equipe, desde a gestão do campus até os/as docentes, técnico-administrativos e estudantes. “Esse resultado é um reconhecimento do trabalho árduo e da excelência que buscamos em cada detalhe, mesmo diante dos desafios regionais”.

A nível de IFPE, essa foi a vigésima avaliação ocorrida de um curso superior desde o ano de 2022, todas obtendo Conceitos 4 ou 5. As visitas e os resultados positivos reforçam o compromisso do IFPE em oferecer uma formação de qualidade, consolidando sua relevância no cenário educacional local.