Curso de Engenharia Mecânica obtém nota 4 na avaliação do MEC

Nota atribuída pelo Ministério da Educação atesta que o curso do IFPE Ipojuca está acima da média dos congêneres oferecidos no Brasil

O Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFPE – Campus Ipojuca recebeu nota 4,45 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A nota foi arredondada para conceito 4 – atestando que o curso está acima da média dos congêneres oferecidos no Brasil.

O processo de avaliação do curso leva em consideração a infraestrutura disponível, as questões didático-pedagógicas, o corpo-docente e a dimensão tutorial. Os indicadores de qualidade foram analisados com base no Instrumento de Avaliação de Curso Superior, que classifica os cursos entre os conceitos 1 e 5.  A equipe de gestão do Campus, docentes, técnico-administrativos e estudantes da Engenharia Mecânica receberam os avaliadores do MEC entre os dias 08 e 10/11.

De acordo com o relatório dos avaliadores, pesou em favor do curso a organização do corpo docente e administrativo e o envolvimento do corpo discente nas atividades de Ensino, além da infraestrutura e projeto pedagógico do curso. “Quando decidimos pela oferta de um curso de Engenharia noturno, público e de qualidade, estávamos pensando em dar oportunidade também para que pessoas que trabalham durante o dia – um curso inclusivo, algo que somente as instituições de Ensino públicas podem oferecer”, destaca o coordenador do Bacharelado em Engenharia Mecânica, professor Andrei Hudson. Entre os pontos a melhorar, segundo ele, estão o aprofundamento de iniciativas de Pesquisa e Extensão, áreas em que a equipe do curso se propôs a buscar melhorias no próximo triênio.

O professor Andrei Hudson destacou ainda a participação de docentes e servidores técnico-administrativos que atuam no curso como essencial para o bom resultado alcançado, e disse que o processo de avaliação foi uma oportunidade de aprendizado. “A nossa nota, 4.45, foi uma consequência do trabalho que desempenhamos durante esses quatro anos de oferta do curso de Engenharia Mecânica. Ficamos a apenas 0,06 pontos do conceito máximo e isso nos motiva na busca por melhorias, não visando a avaliação enquanto nota, mas o aperfeiçoamento de todo o processo”, afirmou.

Assista, abaixo, o vídeo preparado por equipe do Campus mostrando a infraestrutura utilizada pelo Bacharelado em Engenharia Mecânica, que compôs o portfólio de avaliação do curso.