Delegação do IFPE participa do XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação

O evento teve a participação de mais de 2000 pessoas. Dentre elas, a delegação do IFPE, composta por 67 integrantes.

O XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) ocorreu entre os dias 27 e 29 de agosto, em Belém do Pará, organizado pelo IFPA. É um evento importante para o
desenvolvimento e a consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação na Rede Federal, especialmente nos 18 Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste.

O evento teve a participação de mais de 2000 pessoas. A delegação do IFPE foi composta por 67 pessoas, entre estudantes e servidores, e foi liderada pelos professores Flavio Albuquerque (Diretor de Pesquisa) e Allan Lima (Chefe do Departamento de Inovação Tecnológica), e pela assistente social Bárbara Holanda, da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE).

37 estudantes foram custeados pela Reitoria, devido a uma ação conjunta entre Propesq e DAE. A ajuda de custo recebida por eles possibilitou a compra das passagens aéreas e cobrir os gastos com hospedagem e alimentação. Os estudantes participaram das diversas atividades ofertadas pelo evento: mostra de banners, Desafio de Ideias, Mostra Tecnológica, Painel Meninas na Ciência, Desafio de Robôs, além de minicursos, mesas redondas e palestras.

Inserção do IFPE na Programação acadêmica do XIV Connepi

Prof. Allan Diego Lima, Chefe do Departamento de Inovação Tecnológica ministrou o minicurso Introdução à propriedade intelectual e busca de anterioridade. Prof. Flavio Albuquerque, Diretor de Pesquisa, ministrou o minicurso Segurança pública no Brasil: conceitos, práticas e desafios e participou da mesa redonda Iniciação Científica da Rede Federal: reflexões e perspectivas, juntamente com o professor Welber Andrade (IFAP) e com mediação da Joélia Marques (IFCE e Coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – FORPOG).

Premiações recebidas

1º Lugar na Competição de Robôs, categoria Mega Sumô, EQUIPE BOTS MAKER, composta pelo professor Josiel da Cunha e da estudante Julia Mikaela do Nascimento Silva, do campus Palmares, e pelo estudante Pedro Victor da Silva Pereira, do campus Belo Jardim.

2º Lugar na Mostra Tecnológica, com o trabalho SIMULADOR PARA ENSINO DA MASSAGEM CARDÍACA EM GESTANTES, do estudante Gustavo Henrique Alves Macêdo e professor Nelson
Miguel Galindo Neto (campus Pesqueira).

Melhor trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas na Mostra de Banner, para o trabalho intitulado A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO CÁLCULO DO ÍNDICE DE ÁREA VERDE: reflexões sobre o indicador ambiental na Região Político-administrativa – 04 do município de Recife-PE, de autoria dos estudantes Gerlany Lacerda Dias, Lucas de Melo Falcão e das professoras Ioná Maria Rameh, Ainda Araújo e Vânia Carvalho, do campus Recife.