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DGPE alerta para fraudes e tentativas de golpe pelo aplicativo SouGov.br
Fique atento/a às recomendações de segurança indicadas pela Gestão de Pessoas
A Diretoria de Gestão de Pessoas – DGPE, informa sobre o aumento de relatos de servidores, aposentados e pensionistas a respeito de tentativas de golpes virtuais e invasões no aplicativo SouGov.br e Whatsapp. As invasões/contatos têm a finalidade de solicitar empréstimos consignados, depósitos e de usar dados pessoais e bancários dos beneficiários e servidores ativos.
E-mail, telefone, endereço, estado civil, são alguns dos dados pessoais que você pode atualizar pelo aplicativo SouGov.br. É muito importante manter o seu endereço eletrônico (e-mail) atualizado, pois é por meio dele que você receberá notificações, recuperação de senha e código de autorização de consignado para realização de empréstimo.
Alertamos que o aplicativo tem sido invadido e primeiro são alteradas as informações de contato, como telefone e e-mail, para após ser alterada a senha e utilizar o aplicativo para solicitar empréstimos e uso de dados pessoais para fraudes diversas. Recomenda-se que:
● Não forneçam a senha a terceiros ou a salvem em smartphones ou computadores e que não sejam habilitadas as medidas de segurança disponíveis no aplicativo, em caso de dúvidas, troque e-mail e senha no aplicativo, conforme as instruções do governo federal;
● Verifique se há alguma alteração no endereço de email e/ou telefone que não lhe pertence cadastrado nos sistemas do IFPE, no portal Portal GOV.BR e no aplicativo SouGov.br;
● Para concessão de benefícios (Auxílio Funeral, Pensão, Aposentadoria) não é solicitado nenhum tipo de pagamento e/ou depósito antecipado, em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição (IFPE) através da unidade de gestão de pessoas a qual fez o requerimento;
● Desconfie sempre que receber mensagens solicitando dados, ameaçando cancelar acessos a serviços ou pedindo para clicar em links desconhecidos;
● Desconfie de mensagens recebidas de um endereço de e-mail legítimo do IFPE, mas que faça alguma solicitação ou ameaça de cancelamento de acesso;
● Ao acessar algum site ou formulários que solicitem senhas ou outros dados de segurança, sempre verifique o endereço/domínio que aparece no navegador.
Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido fizer login na sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, estas instruções:
1 – Efetue a troca de sua senha GOV.BR e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas GOV.BR e SOUGOV.BR;
2 – Remova os emails e telefones que não lhe pertencem no portal GOV.BR e aplicativo SOU GOV.
3 – Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha GOV.BR ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no GOV.BR, abra um chamado, solicitando a atualização dos dados, pelo link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento
4 – Encerre as sessões ativas do aplicativo SOUGOV.BR pela versão web do SOUGOV (www.gov.br/sougov ). Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir.
5 – Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV.BR.
6 – Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta GOV.BR
7 – Registre boletim de ocorrência junto à autoridade policial;
8 – Consulte o sistema Registrato do Banco Central, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.
9 – Solicite à unidade de Gestão de Pessoas que remova os e-mails e telefones que não lhe pertencem. Caso sua senha seja a mesma utilizada no IFPE e no Aplicativo SouGov, sugerimos que altere uma das senhas.
Importante:
● Orientamos os servidores a habilitarem para sua conta GOV BR a funcionalidade “verificação em duas etapas” que adiciona uma camada a mais de segurança em sua conta GOV BR, pois para realizar o login será preciso também confirmar o código gerado no aplicativo de celular GOV BR do titular da conta.
● Para habilitar a verificação em duas etapas, podem ser seguidos os procedimentos descritos no endereço: https://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/comoativarau tenticacao2fatores.html
Em caso de dúvidas, só entre em contato com o IFPE, através das unidades de Gestão de Pessoas e/ou pelo e-mail dlss@reitoria.ifpe.edu.br ou telefones: (81) 2125-1636/2125-1731/2125-1675, para aposentados e pensionistas.