Início do conteúdo

Programa Autonomia e Renda Petrobras, em parceria com o IFPE, celebra conquistas na formação de profissionais

Cerca 700 pessoas já foram capacitadas em Pernambuco


Neste Dia do Trabalho, o Programa Autonomia e Renda Petrobras celebra a geração de oportunidades por meio da educação profissional. Desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o programa oferece cursos gratuitos com bolsas-auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, facilitando sua inserção no mercado de trabalho. Em Pernambuco, foram capacitadas quase 700 pessoas desde que o programa teve início no 2º semestre de 2024, mas a procura deixou evidente que cada vaga representa uma oportunidade: 6.211 inscritos nas seleções.

As ações já contemplaram os campi e municípios de Abreu e Lima; Cabo de Santo Agostinho; Caruaru; Igarassu; e Ipojuca, onde quatro turmas do curso de Auxiliar de Serviços Diversos, uma turma de Almoxarife e outra do curso de Ajudante de Elétrica já foram concluídas e mais 14 turmas dos cursos de Ajudante de Tubulações, Mecânico Montador de Máquinas, Montador de Andaime, Soldador, Instrumentista, Ajudante de Instrumentação e Pintor Industrial serão concluídas neste mês de maio.

Os cursos são voltados para o setor de Óleo e Gás e formam profissionais aptos a atuarem em áreas com alta demanda por mão de obra qualificada, como indústria, energia e construção civil. Para preparar melhor os estudantes a enfrentarem os desafios profissionais, são promovidas, além das aulas teóricas, aulas práticas e visitas técnicas a empresas, instituições e parques industriais. A ideia é promover pontes entre a formação profissional e as necessidades do mercado, possibilitando aos alunos vivenciar experiências reais, compreender dinâmicas profissionais e ampliar perspectivas sobre as tendências e inovações de cada setor.

Geração de emprego e renda

O aprendizado adquirido vem rendendo resultados e o Programa já celebra os primeiros egressos empregados. Vanessa Lopes, concluiu o curso de Auxiliar de Serviços Diversos, no Campus Cabo de Santo Agostinho do IFPE em fevereiro de 2025 e já comemora sua contratação pela CPL Construtora, empresa parceira da Refinaria Abreu e Lima. “O Programa Autonomia e Renda Petrobras mudou tudo na minha vida. Vi nele a chance de voltar a trabalhar, conquistar reconhecimento e garantir um futuro melhor para mim e meus filhos. De operadora de caixa a ajudante na área da construção civil, um grande desafio, mas que me mostrou que sou capaz de ir além, basta estudar e correr atrás dos meus objetivos.” comemora Vanessa.

Amanda Souto Maior Beni é outro exemplo de pessoa beneficiada pelo Programa. Ela está na lista de egressas contratadas pela RCS Engenharia, e expressou sua gratidão pelo impacto do programa em sua vida. “Este curso mudou minha vida. Eu estava desempregada e agora consegui um emprego. Minha família está muito orgulhosa, e eu estou extremamente feliz”.

Empregabilidade e cidadania

Todas as vagas destinam-se, prioritariamente, a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas trans, indígenas, quilombolas e refugiados. A ideia é ampliar oportunidades de emprego, de modo a contribuir para a superação das vulnerabilidades sociais e históricas a que estão submetidas.

Para o coordenador do programa no âmbito do IFPE, James Radson de Lima, o 1º de Maio em 2025 tem um significado especial. “O Dia do Trabalhador é um momento de rememorar lutas e celebrar conquistas. Para nós, que atuamos no Programa Autonomia e Renda, ver nossos egressos conquistando seu espaço no mundo do trabalho, por meio da educação, é motivo de grande satisfação e torna a data ainda mais simbólica.”, comemora Lima.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, fruto da parceria entre a Petrobras, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/ Senai/Sesi, visa capacitar gratuitamente pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo formação qualificada e bolsas-auxílio para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Um importante diferencial é que os participantes contemplados recebem bolsas-auxílio para permanência no valor de R$ 660 mensais durante todo o período em que estiverem frequentando o curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos e 11 meses, o valor da bolsa será de R$ 858 mensais. Além do apoio financeiro, eles recebem acompanhamento psicossocial e material didático gratuito.

Para mais informações sobre o Programa e os cursos oferecidos pelo Programa no IFPE, entre em contato pelo e-mail comunicacao.ar@reitoria.ifpe.edu.br ou acesse o site: www.autonomiaerenda.com.br.

 

Fim do conteúdo