Docente do IFPE recebe Voto de Aplauso da Alepe

Homenagem se deve à realização da 8ª Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA)

O docente do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Guilherme Pereira recebeu um Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) pela realização da 8ª Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA).

A cerimônia de entrega da placa aconteceu nesta quarta (04) no Gabinete da Reitoria do IFPE, e contou com a presença do Reitor José Carlos de Sá; da Pró-reitora de Extensão, Laura Silva; e do professor Guilherme, que estava acompanhado pela esposa, a filha e os netos. A placa foi entregue pelo Reitor e por Zanzul Pessoa, assessora do deputado Waldemar Borges, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, que foi o autor do requerimento do Voto de Aplauso.

Guilherme Pereira é docente do Campus Recife e coordenador da OPA, que é uma ação vinculada à Pró-reitoria de Extensão e que desde 2015 vem promovendo o envolvimento de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco na busca do conhecimento científico na área de Astronomia e Astronáutica. “É uma atividade que a gente se sente gratificado. Não só por nós, mas pelos estudantes que se sentem estimulados a entrarem na área da ciência e da tecnologia. Esse voto de aplausos é o resultado do nosso trabalho”, destacou o professor.

De acordo com o Reitor, essa iniciativa tem uma repercussão que vai muito além das medalhas. “Essa ação repercute também na vida acadêmica e social desses/as estudantes, além de trazer a característica da pernambucanidade nas provas, pois isso é um diferencial que não se pode desprezar”, ressalta.

Além do professor Guilherme Pereira, a OPA também conta com a participação dos docentes Marcos Antônio Macedo, Beraldo Neto, Pietro Oliveira e Bruno Veríssimo Farias. Em 2023, foram cerca de 14 mil inscritos na competição. A expectativa para este ano é que mais de 20 mil estudantes participem dos desafios.

SAIBA MAIS

A 8ª Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA) acontecerá no dia 20 de setembro. Já a 7ª Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF) e a 7ª Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFOG) serão realizadas no dia 27 de setembro. As três competições fazem parte das Olimpíadas Científicas Pernambucanas, promovidas pelo IFPE.

As escolas públicas e privadas podem fazer gratuitamente o cadastro dos seus estudantes até o dia 13 de setembro. Para mais informações, acesse aqui a notícia: Inscrições para Olimpíadas científicas pernambucanas 2024 vão até 13/09