Notícias
DRIn divulga chamada do programa Horizonte Europa
Chamada busca apoiar projetos colaborativos e participativos voltados à proteção e restauração da saúde do solo na América Latina e Caribe
O Departamento de Relações Internacionais do IFPE (DRIn) divulgou, nesta quarta-feira (21/05) uma oportunidade de financiamento no âmbito do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, a chamada HORIZON-MISS-2025-05-SOIL-two-stage-02.
Tendo como tema “Ampliando a abordagem de laboratórios vivos para a saúde do solo na África e na América Latina e Caribe (ALC)” e área de interesse “Agricultura sustentável, saúde do solo, segurança alimentar e nutricional, biodiversidade, mudanças climáticas”, a iniciativa pretende investir cerca de € 12 milhões em projetos que se enquadrem nas exigências da chamada, sendo até € 6 milhões por projeto aprovado.
A data de abertura da chamada foi em 6 de maio, tendo como prazo da 1ª fase o dia 4 de setembro deste ano e da 2ª fase, 4 de março de 2026.
A chamada busca apoiar projetos colaborativos e participativos voltados para a proteção e restauração da saúde do solo, envolvendo atores locais e soluções contextualizadas. Serão apoiadas ao menos 12 iniciativas em países da América Latina e Caribe (incluindo o Brasil), com forte ênfase em pesquisa aplicada, extensão, inovação social e práticas sustentáveis.
Poderão participar instituições de ensino, organizações da sociedade civil, pequenos produtores, startups, entre outros. A proposta exige um enfoque multissetorial, transdisciplinar e com forte atuação em campo, com apoio financeiro direto a terceiros.
Mais informações (em inglês) na página da Chamada oficial no portal da Comissão Europeia.
Docentes, pesquisadoras/as, extensionistas e estudantes com interesse em desenvolver ou integrar uma proposta, ou que deseje apoio institucional do DrIN para articulações internacionais, podem enviar e-mail para o endereço eletrônico: projetosinternacionais@reitoria.ifpe.edu.br
“Contamos com sua participação para ampliar a presença do IFPE em projetos de cooperação científica internacional com impacto socioambiental positivo”, ressaltou Carol Bello, chefe do Departamento de Relações Internacionais do IFPE, no convite à comunidade acadêmica.