Notícias
Edital para inovações em sustentabilidade do Conif segue com inscrições abertas
Inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico até o dia 26 de maio
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está com edital aberto para selecionar protótipos desenvolvidos por meio de projetos de extensão ou pesquisa nas instituições da Rede Federal. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico até o dia 26 de maio de 2025.
Os interessados em participar devem acessar o EDITAL CONIF/CONTIC nº 5, que contém as regras e orientações para inscrição. As propostas devem apresentar soluções e inovações voltadas ao desenvolvimento sustentável, com uso de tecnologias de conectividade, e contribuir com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa é uma parceria entre o Conif e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), com apoio operacional da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Esta será a quinta edição da colaboração, que tem como tema “Inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável com uso de tecnologias de conectividade”.
Seleção – O processo de seleção será dividido em duas fases. Na primeira etapa, as propostas serão avaliadas por uma Comissão Gestora, com o apoio de inteligência artificial (IA) e, quando necessário, por especialistas. O resultado final dessa fase, após análise de recursos, será divulgado no dia 16 de junho de 2025.
As três propostas melhor classificadas avançam para a segunda etapa, onde serão apresentadas no painel Telebrasil, que tem apoio institucional da ConTIC. As equipes finalistas receberão ajuda de custo para passagens, hospedagem e alimentação de até três integrantes, com um limite máximo de R$ 10.000,00 por equipe.
Painel Telebrasil – O Painel Telebrasil é um dos principais eventos de conectividade e inovação do país. O encontro reúne executivos de grandes empresas de telecomunicações para debater oportunidades de negócios e os impactos econômicos e sociais da conectividade e dos serviços digitais. O evento deste ano está previsto para ocorrer em setembro de 2025, em Brasília.
Fonte: Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif