ESCOLA DA TERRA: MAIS FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO CAMPO

160 professores concluíram o curso de aperfeiçoamento.

Em maio desse ano, 160 professores de escolas do campo de Pernambuco concluíram o curso de aperfeiçoamento vinculado ao Escola da Terra, uma iniciativa do MEC através da SECADI e implementada no Grande Recife, Zona da Mata e Sertão do Pajeú pelo IFPE em conjunto com as prefeituras das cidades e movimentos sociais.

Esse ano teremos em agosto o início da Escola da Terra com uma novidade: além do aperfeiçoamento o IFPE também ofertará uma especialização para docentes de escolas camponesas. Segundo André Gonçalves, coordenador geral do programa na instituição “é uma oportunidade de fortalecer a educação nas comunidades, fortalecendo a agroecologia, o diálogo de saberes e os que vivem
do trabalho no campo”.

Segundo o MEC, mais de 700 mil reais foram investidos na Escola da Terra do IFPE, um valor essencial para viabilizar bolsas para professores formadores, tutores e a compra de materiais didáticos. As prefeituras parceiras são responsáveis pelo transporte dos professores cursistas e pela manutenção dos mesmos nos cursos. O IFPE é uma das instituições a nível nacional que mais tem ofertado vagas no programa desde 2023.