Início do conteúdo

Escola da Terra promove reunião de docentes

Evento reuniu professores de 10 campi do IFPE, lideranças de movimentos sociais e especialistas para debater educação do campo e agroecologia.


Entre os dias 27 e 29 de junho, o Santuário das Comunidades, em Caruaru (PE), foi palco de mais uma edição da reunião dos professores da Escola da Terra do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O encontro reuniu educadores que atuam na formação de docentes de escolas do campo em mais de 20 municípios do Sertão do Pajeú, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras, momentos de avaliação, cirandas pedagógicas e debates intensos sobre os rumos da educação do campo no estado. Participaram servidores de 10 campi do IFPE, além da dirigente da Pró-Reitoria de Extensão, Laura Caliento, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

As atividades formativas ficaram por conta de nomes como Gilvânia Oliveira (UFRPE), Ana Alice Agostinho (IFPE) e Dênis Bevenuto (CPT), que abordaram temas ligados à agroecologia, territorialidade e os desafios da educação no campo.

Para garantir a participação plena de pais e mães, o evento também ofereceu uma ciranda com educadores do MST, espaço dedicado ao cuidado das crianças enquanto os adultos acompanhavam a programação.

“O que se busca é fortalecer as escolas do campo e a agroecologia, buscando a destruição da estrutura latifundiária que promove a morte em diversas formas. A partir de ações como essa, o conjunto de nossos integrantes está fortalecido para atuar, no chão de cada comunidade e nos polos onde acontece a Escola da Terra, nesse debate e nessa luta”, afirmou André Gonçalves, coordenador geral do projeto no IFPE.

Confira abaixo alguns registros:

 

Fim do conteúdo