Início do conteúdo

Estudante do IFPE conquista medalha de prata em Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Franklin Costa foi o único representante de escola pública e da região Nordeste na equipe brasileira


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) comemora mais uma conquista científica. O estudante Franklin Costa, do curso de Mecânica do IFPE Campus Recife, recebeu a medalha de prata na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada de 11 a 21 de agosto em Mumbai, na Índia.

A viagem foi viabilizada com apoio de recursos captados junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), por meio do Edital de Apoio à Participação em Fases Internacionais de Olimpíadas Científicas para equipes oriundas da Rede Federal.

Franklin foi o único representante de escola pública e da região Nordeste na equipe brasileira, que foi composta também pelos estudantes Francisco Carluccio (Campinas/SP), Giovanna Karolinna (São Paulo/SP), Luca Pieroni (Valinhos/SP) e Lucas Amaral (Itapetininga/SP), acompanhada pelos professores Júlio César e Eduardo Henrique Camargo. “Foi uma experiência extraordinária, me senti adquirindo muito conhecimento desde as fases iniciais até chegar nesse prêmio”, destaca Franklin.

Além da medalha de prata conquistada pelo estudante do IFPE, o Brasil também foi premiado com uma de ouro (Luca), mais uma de prata (Franscisco) e uma de bronze (Lucas), além de uma menção honrosa (Giovanna).

E na preparação para essa jornada de estudos e dedicação à ciência, Franklin contou com o apoio do professor Guilherme Pereira, coordenador do Núcleo de Astronomia e Física do IFPE Campus Recife e orientador do estudante. Ele reforça que pela terceira vez Pernambuco, por meio do IFPE Campus Recife, leva um estudante para a “copa do mundo de Astrofísica” e que todos eles receberam medalhas. “Isso mostra que a escola pública tem potencial e que vale a pena investir nessa instituição. Essa conquista só foi possível porque Pernambuco é o único estado do Brasil que possui uma olimpíada própria: a Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), que há 15 anos ajuda na preparação dos estudantes para a competição nacional e campeonatos mundiais”, ressalta.

>>> Para saber mais sobre as Olimpíadas Científicas Pernambucanas 2025, clique aqui. 

Fim do conteúdo