Estudantes do IFPE vencem competição nacional de tecnologia nuclear

Equipe formada por estudantes do Tecnólogo de Radiologia do Campus Recife é a primeira do Nordeste a ganhar a competição

A equipe recifense, Monitores Nucleares, foi a primeira do Nordeste a receber o prêmio de 1º lugar no Projeto Embaixadores Nucleares da ABEN (Associação Brasileira de Energia Nuclear), competição nacional que conta com a participação de equipes de estudantes que apresentam e implementam suas ideias do que pode ser feito para divulgar, ensinar e dialogar sobre os benefícios da Tecnologia Nuclear.

A Monitores Nucleares é formada pelos estudantes do curso Tecnólogo de Radiologia do IFPE Campus Recife, Mariana Nunes Wanderley Braga e João Vitor Cavalcanti da Silva, e pelo aluno de Física da UNICAP, Luís Augusto Costa de Lira Carvalho. Eles desenvolveram projeto de divulgação das tecnologias nucleares no Museu de Ciências Nucelares da UFPE, realizando apresentações sobre o tema, além da realização de palestras em escolas e produção de conteúdo explicativo para mídias sociais.

A equipe vencedora apresentará o projeto campeão na edição de 2024 da INAC (International Nuclear Atlantic Conference), a ser realizada  no Rio de Janeiro, de 06 a 10 de maio, além de poderem conhecer uma instalação nuclear e receberem seus títulos de Embaixadores Nucleares pela Associação Brasileira de Energia Nuclear.

De acordo com a Coordenação de Radiologia do Campus Recife, “esta conquista é de extrema importância para o IFPE e para o Estado de Pernambuco, visto que somos a primeira equipe do Nordeste a ganhar a competição, desde a sua criação, em 2017.”

O objetivo do Projeto Embaixadores Nucleares é aumentar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios, visando educar o público e multiplicar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no País.

» Conheça mais sobre o Projeto Embaixadores Nucleares no portal da ABEN.