Início do conteúdo

Estudantes do IFPE terão acesso a plataforma virtual de aprendizagem com foco no empreendedorismo

Iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o IFPE e a Happen, que disponibilizará a plataforma Quark


Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) agora terão acesso a uma abordagem inovadora de aprendizagem por meio da plataforma virtual Quark, que pretende desenvolver as habilidades comportamentais e empreendedoras desses alunos usando recursos tecnológicos multimídia. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o IFPE e a Happen Desenvolvimento de Software, Treinamento e Cursos Ltda, responsável pela criação da plataforma.

A ferramenta disponibiliza trilhas de aprendizado em formato de microlearning (microaprendizado), com conteúdos curtos e dinâmicos sobre liderança, comunicação, inteligência emocional, empreendedorismo e outras habilidades demandadas pelo ambiente profissional, por meio de recursos como textos, vídeos e áudios. Além disso, traz uma experiência de aprendizagem gamificada, com elementos como sistema de pontuação (XP), medalhas e desafios, que tornam o processo de desenvolvimento mais interativo e motivador.

De acordo com Vilmar Nepomuceno, diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proext), essa atividade já está sendo iniciada em alguns campi, mas há a perspectiva de abranger todo o IFPE. Com relação à aplicação, Vilmar explica que os professores podem utilizar a plataforma como complementação de estudos da disciplina ou apenas indicar que os alunos participem da capacitação, que pode ser realizada tanto no ambiente escolar como em casa por meio de seus equipamentos pessoais (computador, tablet ou celular). Para dar suporte, a Happen disponibiliza consultores para orientar de forma virtual os docentes e discentes sobre o uso da plataforma.

Segundo Nepomuceno, essa parceria é uma oportunidade estratégica para o IFPE equipar seus alunos e alunas com as competências necessárias para se destacarem no mercado de trabalho, garantindo acesso a uma formação complementar de qualidade, com conteúdos interativos e certificações que agregam valor ao portfólio acadêmico e profissional. “Espera-se que isso impacte positivamente a formação desses estudantes ao desenvolver habilidades comportamentais e empreendedoras, e assim aumentar significativamente o engajamento deles nas trilhas de aprendizado, melhorando suas chances de empregabilidade ao torná-los mais competitivos e preparados para enfrentar os desafios profissionais”, destaca.

Fim do conteúdo