Estudantes do IFPE viajam para intercâmbio na Bolívia

Intercâmbio acadêmico na Universidade Indígena Boliviana (UNIBOL) terá duração de 2 meses

Três estudantes do IFPE, dos cursos de Gestão de Turismo, Gestão Ambiental (Campus Recife) e Licenciatura em Matemática (Campus Pesqueira) embarcam, nesta sexta-feira (18), para um intercâmbio acadêmico de dois meses na Universidade Indígena Boliviana – UNIBOL Guaraní y Pueblos de Tierras Bajas, parceira do Instituto. A viagem é resultado da 1ª Chamada Pública Conjunta 2019 de Mobilidade Estudantil do IFPE (Proden-Propesq-Proext). O intercâmbio tem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Extensão, mas também farão parte da experiência atividades culturais.

A estudante do Campus Pesqueira é Luana Cabral, que fará seu estudo sobre o uso do software Geogebra aplicado ao ensino de área e comprimento como grandezas geométricas: uma proposta para formação dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental.  A estudante Mirelle Santos, do curso de Gestão Ambiental do Campus Recife, fará seu estudo sobre Meio Ambiente e Saúde na perspectiva da comunidade acadêmica da UNIBOL – Campus Guaraní. Já Anderson de Lima, de Gestão de Turismo, Campus Recife, desenvolverá seu projeto sobre Experiências Comunitárias e Culturais em territórios indígenas na Bolívia: estímulo às práticas do Turismo de Base Comunitária de Pernambuco.

Os três estudantes serão acompanhados até a instituição de ensino pelo diretor do Departamento de Extensão do Campus Pesqueira, Otávio Washington Lima Silva. Ele integrou a missão do IFPE à Bolívia realizada neste ano.

O programa – A 1ª Chamada Pública Conjunta 2019 de Mobilidade Estudantil do IFPE teve o objetivo de selecionar estudantes de graduação e pós-graduação da instituição para realizar atividades culturais, de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, extensão e inovação na Universidade Indígena Boliviana (UNIBOL) Guarani y Pueblos de Tierras Bajas, com concessão de ajuda de custo.

Foram ofertadas 4 vagas para estudantes de graduação, e outras 2 para de pós-graduação. A seleção foi voltada para discentes de todos os campi e polos da Educação a Distância (EaD).